Especialistas discutem desafios e propostas para política agrária 

A questão agrária brasileira será discutida em seminário, em Brasília, nesta quarta e quinta-feira (10 e 11). O evento tem como objetivo debater os desafios e formular propostas para o setor agrário na atualidade, com as suas repercussões econômicas e sociais para o País.  

Especialistas discutem desafios e propostas para política agrária - MST

Organizado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), Associação Brasileira de Reforma Agrária (Abra) e pela Comissão Brasileira de Justiça e Paz (CBJP), o evento terá como expositores o ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria- Geral da Presidência da República; Leonardo Steiner, secretário-geral da CNBB; e João Pedro Stedile, coordenador nacional do MST.

Para o deputado Beto Faro (PT-PA), o seminário será uma grande oportunidade para debater os avanços ocorridos e as deficiências ainda existentes na questão agrária no País. “Avançamos muito nessa questão no Brasil, principalmente em relação à qualidade dos assentamentos, e na implementação das políticas públicas para os beneficiários da reforma agrária. Mas também teremos a oportunidade de discutir os avanços que ainda precisam acontecer”, destaca.

Segundo Faro, entre esses avanços está a desapropriação de mais terras para atender as famílias ainda acampadas. “O seminário deve apontar sugestões para ajudar o governo e o parlamento resolverem este problema”, acredita.

Terra, trabalho e teto

O primeiro painel, marcado para o dia 10, às 9h30, tem como tema o movimento social por terra, trabalho e teto. Serão analisadas as recentes manifestações da Igreja sobre a reforma agrária no Brasil e em outros países, e a percepção sobre os temas por parte do atual governo brasileiro.

As políticas agrárias adotadas recentemente no País serão discutidas no segundo painel, marcado para as 14h, com a apresentação, entre outros, do professor da Universidade de Campinas (Unicamp) e presidente da Fundação Perseu Abramo, Márcio Pochmann. Em seguida, às 15h, acontece o terceiro debate, que vai tratar dos clamores sociais e as questões territoriais, com depoimento de representantes dos segmentos sociais afetados pela expansão de grandes empreendimentos econômicos nas áreas rurais brasileiras.

O segundo dia de seminário começa às 9h, com painel sobre a questão agrária e as desigualdades. Guilherme Delgado, da Abra, será um dos expositores. Os desafios e a proposta para o enfrentamento da problemática agrária serão discutidos no último painel, marcado para as 14h. Coordenado por Newton Gomes, da Abra, o objetivo é sintetizar as exposições e debates anteriores para apontar os desafios e as principais ações para a política agrária brasileira.

Da Redação em Brasília
Com PT na Câmara