G77 e China pedem consenso sobre novo acordo de mudanças climáticas

Começou nesta terça-feira (9) em Lima, capital peruana, reuniões de alto nível da Conferência Internacional da ONU para Mudanças Climáticas. O presidente boliviano, Evo Morales, pediu na ocasião em nome do Grupo 77 e da China o consenso sobre um novo acordo de mudanças climáticas que coloca em primeiro lugar os interesses dos países em desenvolvimento.

Estação Ecológica (Esec) Alto Maués

Morales apontou que o enfrentamento das mudanças climáticas precisa dos esforços de toda a comunidade internacional, e os países desenvolvidos devem cumprir o mais cedo possível suas promessas de ajuda financeira e tecnológica aos países em desenvolvimento, para que todo o mundo possa concluir um acordo de força jurídica em prol do tema, na Conferência Internacional para Mudanças Climáticas de Paris, que será realizada em 2015.

O presidente da delegação chinesa, Xie Zhenhua, manifestou seu apoio ao pedido de Morales. Xie afirmou que, como um país em desenvolvimento, a China enfrenta ativamente as mudanças climáticas e procura firmemente o desenvolvimento sustentável. Ele revelou que a China tem a determinação e a confiança de contribuir ainda mais para a adaptação das mudanças climáticas. Segundo Xie, o país asiático vai reforçar as cooperações Sul-Sul nesta área, e criará, no próximo ano, o Fundo de Cooperações Sul-Sul para Mudanças Climáticas, com o objetivo de dar mais apoio aos países subdesenvolvidos e africanos.

O chefe da delegação chinesa enfatizou ainda que a conferência de Lima é de suma importância para o alcance de um acordo na conferência de Paris. “Por isso, o atual evento deve continuar sendo realizado com base nos princípios de transparência, participação ampla, interação de todas as partes signatárias e coordenações”.

Fonte: Rádio China Internacional