Governo espanhol cria site de transparência contra a corrupção
Afetado por vários escândalos de corrupção que atingem o situacionista Partido Popular e a Casa Real, o governo espanhol decidiu criar uma página na internet, publicada nesta quarta-feira (10), com registros e informação sobre remuneração altos cargos.
Publicado 10/12/2014 18:30

O chamado Portal da Transparência contém 530 mil registros com informação sobre salários de diretores gerais e até do chefe do Executivo, bem como subvenções, imóveis, contratos e convênios realizados em 2014.
Tal como acontece em uma página similar da Casa Real vinculada ao novo portal, quem desejar obter informação de anos anteriores deverá solicitar pontualmente e receberá resposta pessoalmente somente quando esta já existir e não precisar ser elaborada.
O ministério da Presidência, responsável pelo site, informou que mais de 30 mil informações foram incorporadas pelos funcionários públicos nas últimas semanas.
O portal cumpre regulamentos da Lei Transparência, Acesso à Informação Pública e Bom Governo, aprovada há um ano eque obriga a Administração Geral do Estado a publicar essas informações e responder em 30 dias as solicitações dos cidadãos.
A informação inclui contratos, convênios, subvenções, contas e relatórios fiscais e de auditoria dos ministérios, inventários de imóveis e informações estatísticas, além de retribuições, indenizações e autorizações de atividades privadas.
Os governos autonômicos e as prefeituras têm um ano para construir seus portais.
Fonte: Prensa Latina