Senado francês aprova reconhecimento do Estado palestino

O Senado (câmara alta do parlamento francês) votou, nesta quinta-feira (11), a favor da resolução sobre o reconhecimento do Estado palestino.

Bandeira francesa

A resolução foi apoiada por 154 senadores, enquanto 146 votaram contra. Numa votação semelhante, realizada no início de dezembro na Assembleia Nacional (câmara baixa do parlamento francês), o reconhecimento do Estado palestino havia sido apoiado por quase 70% dos deputados, ou seja, por 339 votos contra 151.

No final de novembro, o ministro das Relações Exteriores da Quinta República, Laurent Fabius, tinha dito que a França teria de reconhecer o Estado palestino se falhasse a presente e última tentativa de Paris de ajudar os israelenses e palestinos a chegarem em um acordo de paz.

Leia mais:
Parlamento irlandês aprova reconhecimento do Estado da Palestina

O chefe da diplomacia francesa propôs na altura convocar uma conferência internacional sobre esta questão. os parlamentos espanhol e britânico também seguiram por um caminho semnelhante. Recentemente, a Suécia reconheceu o Estado Palestino.

Até o momento, o Estado da Palestina é reconhecido por 135 países. Há dois anos, a Assembleia Geral da ONU havia concedido à Palestina, por maioria de votos, o estatuto de país observador e confirmado o direito dos palestinos à autodeterminação dentro dos territórios ocupados por Israel em 1967, ou seja, toda a Cisjordânia, Faixa de Gaza e Jerusalém Oriental.

Fonte: Voz da Rússia