Aprovado relatório do Plano Diretor Cicloviário Integrado de Fortaleza

A Comissão Conjunta de Legislação e Transporte da Câmara Municipal de Fortaleza aprovou, na última quinta-feira (11), o relatório do Plano Diretor Cicloviário Integrado de Fortaleza (PDCI). A mensagem teve como relator o vereador do PCdoB e líder do governo na Casa do Povo, Evaldo Lima. Com autorização das delegações legislativas, o projeto de Lei Ordinária irá a plenário e deverá ser votado já na próxima semana.

Elaborado pela equipe técnica da Secretaria da Infraestrutura (Seinf), o PDCI objetiva consolidar um planejamento de obras voltadas aos benefícios para a comunidade através de melhorias na mobilidade urbana da Capital. O projeto propõe a adaptação das vias públicas visando à adoção da bicicleta como mais um modal de transporte. Estipulando o prazo de 15 anos para as obras, o plano prevê 523 km de ciclofaixas, ciclorrotas e ciclovias na cidade.

Segundo Evaldo Lima, os já notórios avanços da atual gestão em ações voltadas aos ciclistas reforçam e dão peso à aprovação do PDCI. "O Plano Diretor Cicloviário vem conquistando a opinião pública pelos benefícios que incorporam ao cotidiano da cidade. Neste sentido, ações como a ciclofaixa de lazer e as Bicicletas Compartilhadas têm estimulado o fortalezense a aderir ao projeto de uma cidade com mais bicicletas e menos problemas de trânsito", ressaltou o parlamentar.

O Projeto de Lei para implantação do PDCI foi encaminhado pelo prefeito Roberto Cláudio à Câmara Municipal de Fortaleza no último dia 12 de novembro. Até sua aprovação pelas comissões legislativas, o documento foi amplamente debatido entre representantes do poder público e população.

No último dia 4 de novembro, a requerimento do vereador Evaldo Lima, a Câmara Municipal de Fortaleza realizou audiência pública para discutir o Plano Diretor Cicloviário, com participação de representantes da Secretaria da Infraestrutura (Seinf), do Programa de Transporte Urbano de Fortaleza (Transfor), do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito (PAITT), da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC), da CMFor e de grupos cicloativistas.

Projeto de Lei Ordinária do PDCI

Fonte: Assessoria do vereador Evaldo Lima (PCdoB)