Prorrogadas conversações da ONU sobre clima em busca de acordo 

As conversações da cúpula da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre alterações climáticas, que ocorre em Lima, no Peru, foram prolongadas extraordinariamente para este sábado (13) com o objetivo de superar o impasse entre países ricos e em desenvolvimento sobre as quotas de redução das emissões de carbono. 

Prorrogadas conversações da ONU sobre clima em busca de acordo

A disputa sobre a partilha de responsabilidades para reduzir os gases com efeito estufa ressurgiu no encontro de 12 dias em Lima, abalando as perspectivas para o ambicioso acordo ambiental. "Estamos quase lá. Nós precisamos apenas fazer um esforço final" disse o ministro do Meio Ambiente peruano, Manuel Pulgar-Vidal.

Antes da aprovação oficial dos acordos em uma reunião plenária, deve ser esboçado o projeto do documento, que ainda estava em finalização.

O fim das negociações estava previsto para ontem, às 23h, o que obrigou a um esforço suplementar dos diplomatas e funcionários, nas últimas horas, para alcançar um pré-acordo. No entanto, às 3h deste sábado, o secretariado do encontro internacional anunciou um adiamento oficial, até às 10h, da sessão de encerramento, dando tempo a um grupo de trabalho encarregado de finalizar o documento.

A 20ª Conferência das Partes (COP-20) sobre Alterações Climáticas, que começou no último dia 1º, visa preparar novo acordo global que deverá ser assinado na reunião de Paris, marcada para dezembro de 2015 e destinado a substituir o Protocolo de Quioto a partir de 2020.

Os negociadores na capital peruana têm de apresentar um projeto para um texto de consenso, que oriente o processo negocial agendado para o próximo ano, em Paris, para uma declaração dos compromissos nacionais com o objetivo de reduzir as emissões de combustíveis fósseis e diminuir o efeito estufa sobre o clima da Terra.

Fonte: Agência Brasil