“Geração Valente” é o primeiro curso autogestionado da UJS

O curso de formação “Geração Valente” é o primeiro completamente autogestionado da UJS. Os jovens têm participado de todas as etapas do curso, inclusive alimentação, organização e limpeza.

Curso da UJS - Eder Bruno

“A característica desse curso é que ele tem sido autogestionado do ponto de vista das tarefas cotidianas, do trabalho, limpeza, comida e a manutenção dos espaços. Nós dividimos o pessoal em 16 grupos de 10 pessoas, que têm executado essas tarefas, como lavar a louça, limpar as salas e os corredores, tirar o lixo, etc. E o pessoal tem garantido um bom curso, é a primeira vez que fazemos isso em um curso da UJS e tem sido uma experiência interessante porque tem ajudado mais na formação do pessoal, tem criado um espírito de coletividade, de organização e de iniciativa. No primeiro dia faltou comida e nós mesmos conseguimos dar uma resposta rápida, os grupos se organizaram e conseguiram garantir a alimentação de todo mundo”, declara Matheus Fiorentini, diretor de Formação da UJS.

Com muito bom humor os jovens participaram do sorteio das tarefas e vêm garantindo a dinâmica das atividades do curso e a boa convivência na Escola Nacional Florestan Fernandes.

Karol Rocha, diretora de comunicação da UEE-SP, foi quem tomou a iniciativa para coordenar a cozinha e garantir a alimentação de todos no primeiro dia. “A grande diferença que a gente vê nesse curso, que é 100% autogestionado, é que está gerando uma responsabilidade diferente no pessoal, não só com os espaços em comum, mas inclusive com as aulas, porque você acaba participando de tudo, desde a construção do conhecimento de todos os camaradas que estão aqui, até na limpeza, organização dos espaços, o que influência diretamente na boa relação e na formação pessoal, não só a formação intelectual”, afirma Karol.

Por Dandara Lima, no portal da UJS