Para a UJS, 2015 será um ano de fortalecimento das lutas sociais

A UJS teve um papel importante durante as eleições presidenciais que resultaram na quarta vitória popular com a presidenta Dilma Rousseff reeleita. Em conversa com o Portal Vermelho, o presidente da entidade, Renan Alencar, afirmou que 2015 será um ano para fortalecer as lutas sociais e conquistar mais direitos.

Manifestação UJS - UJS

Renan avalia as eleições presidenciais como “as mais acirradas dos últimos tempos” e por isso a juventude teve um papel tão determinante. No entanto, ele acredita que a luta está só começando, o próximo mandato da presidenta terá que ser amplamente apoiado pelos movimentos sociais que trabalharam para elegê-la.

O dirigente socialista defende uma coalizão ampla dos movimentos sociais para fortalecer a luta pelas reformas democráticas, entre elas a política, urbana, agrária e dos meios de comunicação.
“Os movimentos sociais devem agir de acordo com uma plataforma política de forma que possam ocupar as ruas durante todo o ano de 2015 para cobrar os compromissos feitos pela presidenta durante a campanha e dar espaço para que novos compromissos sejam feitos com a população”, defende Renan.

De acordo com ele, a UJS vai se dedicar a travar um debate constante com a sociedade em defesa da democratização dos meios de comunicação. “A presidenta se comprometeu, durante a campanha, em regular a verba destinada aos grandes veículos, cabe aos movimentos sociais cobrar isso agora”, disse.

A reforma política é outra bandeira que a entidade vai se dedicar em defender e ampliar o debate entre os jovens. “Se empresas não votam, também não podem financiar”, este é um dos princípios defendidos pela entidade, o financiamento público de campanha, para democratizar o acesso e enfraquecer o congresso conservador, que segundo Renan, tem “cada vez menos cara de povo”.

A UJS começa demonstrando seu apoio à presidenta Dilma já no dia da posse. A entidade está organizando uma grande caravana, com ônibus que vão sair de todos os estados brasileiros, para participar da festa popular no dia 1º de janeiro. “Temos muitas ideias como #PartiuBrasília, rolezinho em Brasília, “Dilmorrowland”.

Para participar da caravana basta entrar em contato com os dirigentes da UJS em cada estado, ou através dos canais da entidade: Facebook, Twitter e site para ter informações sobre a viagem.

Do Portal Vermelho,
Mariana Serafini