Rússia: posição ucraniana sobre nazismo não resiste à crítica

A posição da Ucrânia, que se opôs à resolução da ONU sobre a luta contra a glorificação do nazismo, não resiste a qualquer crítica, ressalta um comentário emitido pelo Departamento de Informação e Imprensa do Ministério das Relações Exteriores da Federação Russa.

Ministério das Relações Exteriores da Federação Russa

"A posição da delegação ucraniana não resiste a qualquer crítica. O país se opôs, tal como antes na Terceira Comissão, à condenação da glorificação do nazismo e, portanto, não considerou possível para si honrar a memória dos mortos, incluindo dos seus compatriotas, na luta contra a ‘praga do século 20’", lê-se no documento.

À luz das constantes tentativas de falsificar os resultados da Segunda Guerra Mundial, observa a chancelaria russa, são de "especial importância os preceitos da resolução que manifestam preocupação com as tentativas de elevar aqueles que lutaram contra a coalizão anti-Hitler ou colaboraram com os nazistas à categoria de heróis nacionais e membros de movimentos de libertação nacional".

A reunião plenária da 69ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou em 18 de dezembro a resolução "Combate à glorificação do nazismo, ao neonazismo e outras práticas que contribuem para alimentar formas contemporâneas de racismo, discriminação racial, xenofobia e intolerância".

No total, 44 países-membros da ONU de todas as regiões do mundo tornaram-se co-autores do projeto de resolução proposto pela delegação da Rússia.

Fonte: Voz da Rússia