Castro: Reatamento com EUA será longa luta e socialismo continuará

O presidente de Cuba Raúl Castro considerou neste sábado (20) que o restabelecimento das relações entre Cuba e os Estados Unidos será uma luta longa e difícil que exigirá a mobilização internacional.

Na opinião do mandatário cubano, será determinante que a sociedade norte-americana continue reclamando o levantamento do bloqueio econômico, financeiro e comercial imposto por mais de 50 anos.

Durante seu discurso de encerramento do quarto período ordinário de sessões da oitava legislatura do Parlamento, Raúl Castro assegurou que el povo cubano agradece esta justa decisão (restabelecer as relações) do presidente Barack Obama, com o que se eliminou um obstáculo nas relações entre os dois países, disse

Castro comentou a reação positiva do mundo ante os anúncios da última quarta-feira (17), por sua importância para as relações internacionais e para os vínculos dos Estados Unidos com a região.

O restabelecimento das relações foi fruto de conversações do mais alto nível, mantidas com a contribuição do Papa Francisco e que contaram com as facilidades oferecidas pelo governo do Canadá, apontou.

O líder cubano saudou a posição do presidente Obama de abrir um novo capítulo nas relações entre ambas as nações e de introduzir as mais significativas mudanças na política estadunidense dos últimos 50 anos e igualmente reconheceu a disposição manifestada por

Obama de manter com o Congresso norte-americano um debate sobre o levantamento do bloqueio, assim como seu desejo de alcançar um futuro melhor para ambos os povos, nosso hemisfério e o mundo.

Segundo Castro, Cuba compartilha a ideia de que pode abrir-se uma nova etapa entre os Estados Unidos e Cuba, a qual deverá estar baseada nas Convenções sobre Relações Diplomáticas e Consulares que regulam a conduta das Missões Diplomáticas e Consulares e de seus funcionários.

Assegurou ainda que aos contatos de alto nível se comparecerá com espírito construtivo, de respeito e reciprocidade, com o propósito de avançar para a normalização das relações bilaterais.

A avaliação dos cubanos, expressa no discurso do presidente Raúl Castro é de que foi dado um passo importante, mas ainda está por resolver a questão essencial, que é cessar o bloqueio econômico, comercial e financeiro contra Cuba.

O presidente cubano precisou que todos os dados indicam que uma maioria dos cidadãos estadunidenses, e ainda mais ampla da emigração cubana, são favoráveis à normalização das relações bilaterais e agregou que no Congresso dos Estados Unidos também cresce a oposição a esta política.

Socialismo

No mesmo discurso, Raúl Castro, garantiu a continuidade do sistema socialista e reiterou a disposição de dialogar com os Estados Unidos, sobre qualquer tema, apesar das grandes diferenças de opinião entre os dois países. Raúl Castro assegurou que Cuba não renunciará a seu sistema político socialista depois do acordo de restabelecer as relações diplomáticas com os Estados Unidos.

“Estamos dispostos a discutir sobre todos os temas em igualdade e reciprocidade. Da mesma maneira que nunca propusemos que os Estados Unidos mudem seu sistema político, exigimos respeito ao nosso", disse