Obras das Olimpíadas 2016 têm avanços significativos neste ano

Em 2014, o Rio de Janeiro deu importantes passos para ser tornar uma cidade Olímpica e Paralímpica. No Parque Olímpico da Barra, coração dos Jogos Rio 2016, as instalações começaram a tomar forma – já é possível identificar, por exemplo, as primeiras arquibancadas e áreas de competição. O ano marcou ainda o início das obras do Parque Olímpico de Deodoro, segundo maior centro de competições dos Jogos, onde as construções encontram-se em fase de terraplenagem e fundações.

De acordo com o balanço divulgado nesta sexta-feira (19) pela Prefeitura do Rio, responsável pelas obras, as construções entram na reta final em 2015, com a entrega das primeiras arenas novas e a realização de mais de 20 eventos-teste para testar os locais de competição.
Confira abaixo o andamento das obras das instalações esportivas que estão sendo construídas para os Jogos Rio 2016:

Parque Olímpico da Barra

Com uma área de 1,18 milhão de metros quadrados, o Parque Olímpico será palco das disputas de 16 esportes Olímpicos e nove Paralímpicos. O complexo abrigará nove instalações no total, sendo duas existentes – a Arena Olímpica do Rio (que receberá as competições de ginástica e de basquetebol em cadeira de rodas) e o Centro Aquático Maria Lenk (saltos ornamentais e nado sincronizado) – e sete novas.

Arenas Cariocas 1, 2 e 3

Estão em fase final de montagem das estruturas de concreto pré-moldado e da cobertura. Nos pavilhões 2 e 3, as áreas de competição estão prontas e no pavilhão 1, em andamento. Na Arena Carioca 3, a cobertura já começou a ser colocada. Durante os Jogos, os três pavilhões serão palco das competições de quatro esportes Olímpicos – basquetebol, judô, esgrima e taekwondo – e outros quatro Paralímpicos – basquetebol em cadeira de rodas, rugby em cadeira de rodas, bocha e judô.

Centro Olímpico de Tênis

As fundações da instalação, que vai receber as competições de tênis, futebol de 5 e tênis em cadeira de rodas, já foram concluídas. A primeira etapa da montagem da estrutura de concreto pré-moldado das arquibancadas da arena principal está praticamente pronta. Nas quadras 1 e 2, as lajes das arquibancadas temporárias estão em fase final de construção, enquanto a execução da base dos pisos das áreas de competição e as redes de infraestrutura estão em andamento.

Nesta instalação, os principais nomes do ciclismo e do paraciclismo de pista vão mostrar seu talento. As obras de fundação estão em fase final, com a montagem da estrutura de concreto pré-moldado em andamento. Já foram colocados também os primeiros pilares.

Arena do Futuro

A arena será a casa das competições de handebol, nos Jogos Olímpicos, e de goalball, nos Jogos Paralímpicos. As fundações e a montagem da estrutura metálica – principais pilares e vigas da cobertura e treliças – foram concluídas. Estão em andamento: a montagem das telhas da cobertura, da estrutura metálica da arquibancada e da estrutura do fechamento lateral, a colocação das lajes pré-moldadas, a concretagem da laje de piso da arena e a execução das redes internas de infraestrutura. Após os Jogos, a Arena do Futuro será desmontada e transformada em quatro escolas municipais.

Estádio Aquático Olímpico

As fundações do estádio, que será palco das provas de natação, polo aquático e natação Paralímpica, encontram-se em fase final. Estão em andamento: a concretagem da laje de piso; a montagem da estrutura metálica da arquibancada e a cobertura da piscina principal; e os serviços de instalação e alvenaria.

Campo Olímpico de Golfe

A topografia dos 18 buracos foi concluída, assim como a dragagem dos lagos situados dentro do campo e o sistema de irrigação. O plantio da grama começou em maio e está 95% concluído. O prédio de apoio e manutenção está em fase final de acabamento, e o prédio principal está em fase de fundação.

Parque Olímpico Deodoro

As obras do Parque Olímpico de Deodoro tiveram início em julho de 2014. O segundo maior centro de competições dos Jogos Rio 2016 será palco das disputas de 11 esportes Olímpicos e quatro Paralímpicos.

O complexo esportivo conta com parte das áreas de competição construídas, um legado dos Jogos Pan-Americanos 2007 e dos Jogos Mundiais Militares 2011, como o Centro Olímpico de Tiro Esportivo, o Estádio de Deodoro e o Centro Olímpico de Hispismo, que passarão apenas por adaptações. Há ainda outras duas temporárias: a Pista de Mountain Bike e o Estádio de Deodoro (pentatlo moderno, rugby e futebol de 7)

Estádio de Canoagem Slalom

As obras de terraplenagem da instalação, palco das provas de canoagem slalom, estão em fase de conclusão, enquanto a concretagem da laje do lago está em andamento. Após os Jogos Rio 2016, o estádio fará parte do Parque Radical, importante legado esportivo do evento para a região.

Assista ao vídeo abaixo e confira como vai ficar o Parque Olímpico:

Fonte: Rio 2016