Flávio Dino anunciará programa de combate à pobreza e nove decretos

Eleito em primeiro turno, Flávio Dino (PCdoB) toma posse do governo do Maranhão nesta quinta-feira (1º de janeiro). A cerimônia será às 15 horas na sede da Assembleia Legislativa do estado, em São Luís. Após a posse, o atual governador Arnaldo Melo (PMDB), que assumiu após a renúncia de Roseana Sarney (PMDB). Melo passará o cargo ao governador eleito, em solenidade marcada para às 17 horas, no Palácio dos Leões, sede do executivo estadual.

Flávio Dino, na margem esquerda do rio da vida - RBA

No discurso de posse, Flávio Dino vai anunciar a edição de 10 decretos e medidas provisórias, dentre os quais o que cria um programa de combate a extrema pobreza nos 30 municípios com IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) mais baixo do estado.

Além disso, o governador eleito enviará à Assembleia Legislativa projeto de lei que cria um modelo de transição no Estado. A medida é para que não se repita o que ocorreu com sua equipe de transição em que o governo da família Sarney restringiu o acesso a dados de convênios e precatórios.

Leia também
Era Sarney deixa Estado com dívida interna de R$ 2,76 bilhões
Flávio Dino convida população para sua posse
O desafio do governador Flávio Dino
 

Flávio Dino também já anunciou os nomes que vão compor a equipe de governo nos próximos quatro anos. A posse de todos os secretários foi definida para o dia 2 de janeiro, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana.

Flávio Dino foi diplomado pelo Tribunal Regional Eleitoral no dia 19 de dezembro. Durante a solenidade, o governador eleito agradeceu o apoio dos familiares durante a campanha eleitoral, saudou os aliados políticos e falou sobre a missão de governar o estado nos próximos quatro anos.

“Materialmente, este diploma serve muito mais do que um título que habilita a uma investidura e um cargo público. Ele habilita ao exercício de uma missão grandiosa, a missão de ser servidor público, a missão de servir ao povo, de não estar acima dos homens e das mulheres, mas estar com junto com eles”, declarou.

Numa eleição histórica, Flávio Dino foi eleito governador do Maranhão em primeiro turno com 1.877.064 votos (63,52%), contra 995.619 (33,69%) de Lobão Filho (PMDB), candidato da família Sarney.

Da redação do Portal Vermelho
Com informações de agências