China e Costa Rica copresidirão reunião ministerial da Celac

Os ministros de Relações Exteriores da China, Wang Yi, e da Costa Rica, Manuel González Sanz, copresidirão o primeiro foro ministerial China-Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) que se realizará em 8 e 9 de janeiro.

China Celac - Granma

Um comunicado da chancelaria chinesa adiantou que em 7 de janeiro será realizado um encontro dos coordenadores, para dar os toques finais a esta reunião, cuja abertura em Pequim terá a participação do presidente Xi Jinping.

Também se anunciou a participação nesta primeira reunião ministerial dos chefes de Estado da Costa Rica, Luis Guillermo Solís, do equatoriano Rafael Correa e do venezuelano Nicolás Maduro, além do primeiro-ministro de Bahamas, Perry Christie.

Estes três Estados, junto com Cuba, fazem parte do Quarteto da Celac, que são os países representantes do passado (Cuba), presente (Costa Rica) e futuro país (Equador) líder do organismo regional. A quarta posição corresponde a um delegado do Caribe anglófono, que se rotaciona a cada seis meses.

Criada em dezembro de 2011 em Caracas, Venezuela, a Celac inclui todos os países da América Latina e Caribe, com exceção dos Estados Unidos e Canadá.

Neste primeiro encontro, os participantes discutirão a respeito das principais guias de cooperação, as áreas fundamentais de colaboração e os temas vinculados com a criação de instituições.

“A China está desejosa de sustentar esse diálogo com outras organizações latino-americanas para edificar uma rede que permita às duas partes complementar seus avanços respectivos”, disse à imprensa a porta-voz do Ministério de Relações Exteriores, Hua Chunying.

O Foro China-Celac foi aprovado pela Cimeira desse organismo latino-caribenho celebrada em Havana em janeiro de 2014 e tem como objetivo o intercâmbio e diálogo em política, economia, comércio e cultura.

Fonte: Prensa Latina