Qualidade do ar afeta fluxo de turistas na China, segundo estudo

Um grupo de pesquisadores chineses anunciou recentemente que avaliaram os efeitos da qualidade do ar no número de entrada de turistas e pediu mais atenção ao tratamento da contaminação atmosférica.

Pequim China

Os pesquisadores revisaram a proporção de dias de cada ano em que a qualidade do ar cumpriu com os padrões oficiais. Por cada queda de 1% no número de dias com boa qualidade do ar, a quantidade de entrada de turistas diminuiu em 443.550 pessoas, segundo o Relatório de Desenvolvimento do Turismo da China 2014, publicado pela filial da Academia Chinesa de Turismo em Wuhan.

A diretora desta sucursal em Wuhan, a pesquisadora Hu Jing, indicou que a qualidade do ar se tornou um fator crucial na tomada de decisões da população quanto a viagens.

De acordo com o estudo, mais de 80% dos entrevistados afirmaram que prefeririam evitar destinos turísticos onde haja maior probabilidade de ar popuído. Além disso, mais de 70% dos pesquisados disseram que planejariam suas viagens com base nos indicadores de qualidade do ar.

O relatório também assinala que a qualidade do ar influi nas experiências dos visitantes e mais de 90% dos entrevistados indicaram que o excesso de poluição danifica as vistas e arruína os ânimos.

A China começou a incluir o índice de PM2,5 e de ozônio em seus padrões de qualidade do ar em 2013.

Estatísticas do Ministério da Proteção Ambiental da China mostraram que a proporção de dias em que a qualidade do ar cumpriu a norma em 74 cidades durante a primeira metade do ano foi de 60,3%, um leve crescimento em relação aos 58,7% no mesmo período do ano passado.

Fonte: Xinhua