Conselho de Segurança define agenda de janeiro
O Conselho de Segurança de Nações Unidas estabelece, nesta segunda-feira (5), sua agenda de trabalho para janeiro, mês no qual o Chile exerce a presidência rotativa.
Publicado 05/01/2015 11:47
Conflitos como os da Síria, do Iraque, Líbia, Ucrânia, Sudão do Sul e República Centro-africana; a situação no Oriente Médio, principalmente o conflito palestino-israelense, e a gestão de diversas missões de paz da ONU, devem ocupar importantes espaços da programação.
Com respeito aos tradicionais debates abertos no órgão de 15 membros, foi divulgado que o Chile promoverá o intercâmbio em torno do tema do desenvolvimento inclusivo e sua vinculação com a paz e a segurança.
Segundo fontes oficiais, o país sul-americano tem também a intenção de promover o multilateralismo, a proteção de civis e a assistência a mulheres e crianças afetadas por crises e conflitos.
Assim mesmo, provavelmente será abordada a situação no Haiti, incluindo o trabalho da Missão das Nações Unidas nesse estado caribenho (Minustah), para a qual estão mobilizados militares e policiais.
O Chile preside pela oitava vez o Conselho de Segurança de uma cadeira de membro não permanente, as anteriores foram em 1952, 1953, 1961, 1962, 1996, 1997 e 2004.
Após o encontro a portas fechadas para definir a agenda mensal, o embaixador chileno, Cristián Barros, informará aos países que não integram o Conselho e à imprensa sobre a agenda estabelecida.
Fonte: Prensa Latina