China saúda sinais positivos nas relações entre as Coreias

A China saudou os sinais positivos divulgados por líderes da Coreia do Sul e da República Popular Democrática da Coreia (RPDC) sobre a melhora de suas relações, disse, nesta terça-feira (6), um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China. “O ano 2015 marca o 70º aniversário da libertação da nação coreana”, disse o porta-voz Hong Lei em uma entrevista coletiva.

Arco da Reunificação - RPDC

“Como uma vizinha próxima da Península coreana, a China sempre apoia a Coreia do Sul e a RPDC na reparação de suas relações por diálogo, promoção da reconciliação e cooperação e realização da reunificação independente e pacífica no final”, disse.

A presidente sul-coreana, Park Geun-hye, prometeu na semana passada colocar uma base "real e detalhada" para abrir um caminho para a reunificação da Península Coreana em 2015, pois este marca o 70º ano da divisão da península.

Um dia antes, em um discurso de ano novo, o máximo líder da RPDC, Kim Jong Un, pediu que a Coreia do Sul suspenda todas as manobras de guerra provocativas e destacou que não existe nenhuma razão para não realizar diálogos de alto nível entre as duas partes na Península Coreana.

É a primeira vez que Kim comentou sobre a cúpula intercoreana desde que assumiu o poder, em 2011.

Kim disse que os suspensos contatos de alto nível podem ser retomados e outras conversas podem ser realizadas "se a atmosfera e o ambiente forem criados".

“Sob a atual situação, a China espera que os dois lados levem em consideração a situação geral, aproveitem as oportunidades e tomem medidas concretas para fazer esforços positivos, a fim de melhorar as relações norte-sul e salvaguardar a paz e a estabilidade regionais”, disse Hong.

A última rodada do contato de alto nível entre a Coreia do Sul e a RPDC foi realizada em fevereiro de 2014 e resultou na reunião das famílias separadas.

Fonte: Xinhua