Olívia assume SPM e compromete-se com ações de emancipação feminina

Na tarde desta segunda-feira (05/01), aconteceu a transmissão de cargo da Secretaria Estadual de Política para as Mulheres (SPM), quando Olívia Santana assumiu a pasta, até então dirigida por Vera Lúcia Barbosa. Com grande participação popular, a cerimônia foi marcada por muita emoção e o compromisso da nova titular em fortalecer ações que emancipem as mulheres baianas.

Em seu discurso, Olívia Santana agradeceu, primeiramente, a confiança do PCdoB em indicar seu nome para assumir a secretaria. “A luta das mulheres comunistas sempre foi destacada. O partido investe na participação política das mulheres e tenho muito orgulho em fazer parte dessa escola, que sempre buscou a emancipação da mulher.”

Olívia lembrou ainda de mulheres que fizeram parte da sua formação política. “Loreta Valadares tem um papel de destaque na minha vida. Ela foi uma mulher muito importante para o PCdoB e a luta das mulheres na Bahia.”

A nova secretária afirmou ainda que vai buscar articulações com todas as secretarias para que sejam criados projetos parceiros, que beneficiem as mulheres baianas. “A transversalidade será um ponto fundamental na nossa gestão. Como a secretaria tem um orçamento baixo, vamos buscar o apoio das demais pastas. Vamos fortalecer a geração de emprego e renda, combater a violência contra a mulher. Precisamos garantir uma educação com igualdade de gênero para que nossas crianças não cresçam machistas.”

Após a apresentação cultural das Ganhadeiras de Itapuã, a ex-secretária da SPM, Vera Lúcia Barbosa, falou da satisfação em saber que seria Olívia a dar continuidade ao trabalho realizado pela pasta. “Fiquei bastante aliviada e feliz. Olivia é uma mulher negra, da periferia, dos movimentos sociais e tem um olhar peculiar sobre a questão da mulher. Tenho a certeza de que ela fará um trabalho ainda melhor do que fizemos. Continuaremos juntas, pois assumirei a Sepromi e nosso trabalho irá se cruzar.”

A secretária Nacional de Mulheres do PCdoB, Liége Rocha, esteve presente no evento e destacou a simbologia do momento. "Ter Olívia À frente da SPM, ainda mais num estado como a Bahia, é o coroamento de um ciclo vitorioso na busca pela emancipação feminina. Isso é motivo de orgulho para todos do PCdoB".

Para a deputada federal e secretária Estadual de Mulheres do PCdoB, Alice Portugal, a presença de Olívia à frente da SPM representa um momento especial. “Nós somos o partido das mulheres e dos jovens. Somos pioneiros no país no emancipacionismo feminino e esse espaço será da maior importância, pois Olívia Santana colocará em prática a grande bagagem que temos tem na questão dos direitos da mulher.”

Presidente do PCdoB na Bahia, o deputado federal Daniel Almeida afirmou que a chegada de Olívia à SPM é o momento em que o PCdoB amplia sua ação, valorizando a participação da mulher na vida política e administrativa. “É um privilégio para o nosso partido assumir uma pasta tão significativa. Olívia tem o perfil necessário para a tarefa.”

O evento contou com a participação de integrantes dos mais diversos movimentos sociais, líderes religiosos e culturais, além de autoridades políticas e funcionários da SPM. Entre eles, a senadora Lídice da Mata, e a prefeita de Cardeal da Silva e presidente da UPB (União dos Municípios da Bahia), Maria Quitéria.

Estiveram presentes, ainda, o dirigente nacional do PCdoB, Haroldo Lima, o deputado federal Davidson Magalhães, a vereadora Aladilce Souza, a presidente da Bahiafarma, Julieta Palmeira, o presidente da Bahiagás, Luiz Gavazza, os secretários estaduais do PCdoB de Comunicação, Geraldo Galindo, e de Organização, Daniele Costa, a vice-reitora da UNEB, Carla Liane, o secretário Estadual do Trabalho, Álvaro Gomes, representantes da Unegro e UBM, entre outros.

Antes da transmissão de cargo, Olívia Santana falou com exclusividade para o canal PCdoB TV. Confira:

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro