Líbia proíbe entrada de palestinos, sírios e sudaneses

O governo líbio reconhecido pela comunidade internacional anunciou nesta segunda-feira (5) a proibição de entrada no país de cidadãos de origem síria, palestina e sudanesa, alegando motivos de segurança.

Líbia - EBC

A decisão foi tomada pelo ministro do Interior, Omar al-Sanki, após alegações de que cidadãos destes países “estariam envolvidos junto com grupos terroristas em ataques contra o Exército e as forças policiais em Benghazi e em cidades do oeste”.

A proibição de acesso ao território líbio por via marítima, terrestre ou aérea entrou em vigor nesta terça-feira (6) e será aplicada até nova ordem, segundo informou o gabinete de imprensa do ministro do Interior.

O governo líbio decidiu ainda que a concessão de vistos aos cidadãos de Malta dependerá de um “acordo prévio dos serviços de segurança”. De acordo com o mesmo comunicado, “a decisão foi adotada a título preventivo”, após o ministério ter recebido informações sobre uma suposta “ajuda logística dos malteses à Fajr Libya [Aurora da Líbia]”, uma coligação heterogênea de milícias da cidade de Misrata que conta com a participação de combatentes islâmicos e que assumiu o controle da capital líbia em agosto, após várias semanas de combates contra as milícias de Zentan.

Fonte: Voz da Rússia