Profetas da Chuva farão previsões sobre quadra chuvosa no Ceará

A cidade de Quixadá, a 164 quilômetros de Fortaleza, recebe esta semana, no período de 9 a 11, a 19ª edição do Encontro dos Profetas da Chuva. São homens e mulheres detentores de conhecimentos tradicionais, resultado da observação da natureza, uso de instrumentos por vezes rústicos e experiências diversas, que os tornam capazes de prever o período das chuvas na região.

O evento será aberto com apresentação de violeiros e trovadores de várias regiões do Estado, no VIII Encanta Quixadá, a ser realizado na Praça da Fundação Cultural Rachel de Queiroz.

No dia 10, a partir das 8h, começa o programa com os 30 profetas e profetisas fazendo exposição das previsões para a próxima quadra chuvosa. Cada um explica também o método usado para sua análise. Às 16h, tem início o Seminário Convivência com o Semiárido, que contará com a participação de especialistas como Helder Cortez, gerente de Saneamento Rural da Cagece, que abordará o tema Modelo de Gestão para o Saneamento Rural; Nicolas Fabre, engenheiro agrônomo representante da Associação de Prefeitos do Ceará (Aprece) e graduado na França, que falará sobre o tema Agroecologia – estratégias para agriculturas sustentáveis no contexto do Semiárido Brasileiro; e Rodrigo Castro, da Associação Caatinga, que discorrerá sobre a experiência da ONG na convivência com o semiárido.

A ideia de promover o encontro dos profetas da chuva surgiu em 1996, quando o gerente regional da Cagece em Quixadá, Helder Cortez, e o comerciante João Soares, perceberam o grande número de pessoas que alertavam sobre as chuvas e recargas dos mananciais da região. No I Encontro dos Profetas da Chuva, esses sábios do sertão apresentaram informações que indicam sinais de tempo de chuvas.

A assessoria de comunicação do encontro listou alguns desses sinais: “Se o ninho do joão-de-barro está com a porta voltada para o poente, é sinal de chuva; se o joão-de-barro não está no ninho, para alguns profetas esse é um sinal de bom inverno, pois elas saem em busca de alimentos antes, para evitar sair no período invernoso; para outros, é sinal de seca, pois os passarinhos estariam armazenando alimentos para a difícil época que se aproxima”.

O XIX Encontro dos Profetas da Chuva é promovido pelo Instituto de Viola e Poesia do Sertão Central (CE), produzido pela Mungango Produções e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Quixadá, Cagece, Instituto Agropolos, SEBRAE, SDA, Convention Bureau Fortaleza e ACVQ. Este ano, será homenageado André Macêdo Facó, atual secretário de Infraestrutura do Ceará, ex-presidente e diretor da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece).

Fonte: Agência da Boa Notícia