Previsões dos Profetas da Chuva apontam bom inverno em 2014

Boas notícias para os agricultores cearenses! O inverno no Ceará será tardio, mas com chuvas. Esse é o resultado das previsões dos 28 observadores da natureza que se inscreveram no XVIII Encontro dos Profetas da Chuva de Quixadá. Segundo eles, as precipitações começarão a partir do final de abril.

Para lançar as previsões sobre a ocorrência ou não de chuvas em 2014, pesquisadores da academia, políticos, estudantes e profetas da chuva estiveram reunidos de 10 a 12 de janeiro de 2014 em Quixadá. Durante a solenidade do XVIII Encontro de Profetas da Chuva, realizado na Associação de Ovinos e Caprinos do Estado do Ceará (Acocece), houve uma homenagem ao Ministro da Integração Nacional Francisco Teixeira, que na ocasião, falou em nome da presidenta Dilma Rousseff comprometendo-se a fortalecer as medidas de combate à seca. "O Governo está preparado para dar assistência à população nordestina se a estiagem continuar", afirmou Teixeira.

Sabedoria popular

É a sintonia do sertanejo com a natureza que faz surgirem os chamados profetas da chuva. “Esse saber é construído ao longo dos anos através de sua interação com o meio ambiente, bem como por meio do desenvolvimento de experiências e rituais, passados de geração em geração, seja pela família ou entre amigos”, explicam os organizadores no material de divulgação do encontro.

A dinâmica do encontro é simples. Quem se identifica como profeta da chuva é apresentado por Helder Cortêz, um dos organizadores do encontro. Cada um faz, então, sua previsão e explica o método utilizado para chegar àquela conclusão.

O encontro é uma tradição em Quixadá desde 1996, reunindo pessoas de diversas localidades que possuem conhecimentos empíricos acerca da previsão do tempo e se baseiam pela observação e experiências com plantas, insetos ou outros animais e elementos da natureza para elaborar estimativas de como será o inverno que estar por vir.

Na época, o gerente regional da Companhia de Água e Esgoto do Ceará – CAGECE, Helder Cortez, observou que existia um grande número de pessoas que profetizavam as chuvas na cidade. Como gestor responsável pelo abastecimento d’água da região, era constantemente alertado pelos profetas populares quanto às chuvas e recargas dos mananciais da região a cada ano.

Com isso, ele teve a ideia de reunir todos os profetas para que juntos fossem feito um amplo debate sobre o assunto, com o aprofundamento e nivelamento das informações a respeito dos prognósticos dos invernos futuros.

O XVII Encontro dos Profetas Populares é uma realização do Instituto de Pesquisa, Viola e Poesia do Sertão Central e uma produção da Mungango Produções.

Fonte: Agência da Boa Notícia