Lava Jato deve limpar partidos aliados e de oposição ao governo

Em artigo publicado no Blog da Cidadania, o jornalista Eduardo Guimarães afirma que se confirmar o envolvimento do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) como um dos citados na Operação Lava Jato, “poder-se-á concluir que, antes arma política anti-PT, essa operação pode melhorar o Brasil”.

Juiz libera dados da Operação Lava Jato para órgãos de controle

A citação de Cunha na operação da Polícia Federal foi divulgada em reportagem do jornal Folha de S.Paulo, desta quarta-feira (7). O parlamentar é candidato a presidente da Câmara dos Deputados na eleição que acontece no início da próxima Legislatura, em 1º de fevereiro.

Segundo a Folha, os investigadores que atuam no caso, apontam Cunha como suspeito de ter recebido dinheiro do esquema de corrupção por meio do policial federal Jayme Alves de Oliveira Filho, conhecido como Careca, que atuaria como um dos funcionários do doleiro Alberto Yousseff.

“No caso de Cunha, a se confirmar essa denúncia ela atingirá muito mais a oposição do que o governo, já que o parlamentar de um dos partidos da base aliada atua em consonância com a oposição e é sua grande esperança para impedir Dilma de governar, caso se eleja presidente da Câmara”, disse Guimarães.

Para o jornalista, se for denunciado e eventualmente cassado, Cunha contribuirá para grande melhora do Legislativo. “É o grande despachante, na Câmara, dos lobistas de grandes conglomerados econômicos. Tentou acabar com a internet no Brasil durante a votação do Marco Civil na internet, em prol dos interesses econômicos das empresas provedoras de serviços”, resgatou ele.

Guimarães enfatiza ainda que a revelação dos nomes dos envolvidos servirá para desmascarar a oposição ao governo Dilma. “Ironicamente, portanto, a aposta da mídia e da oposição em que a Operação Lava Jato seria ruim para o PT e o governo federal pode – e deve – sair pela culatra, pois essa operação deve atingir gente como Cunha, que atrapalha muito a governabilidade do país apesar de se abrigar em uma sigla governista”, pontua.

E finaliza: “Eis por que tanto Dilma quanto Lula, à diferença de seus antecessores, nunca impediram investigações de corrupção, mesmo quando atingem seus aliados e até correligionários de partido. Quando se limpa uma casa a fundo, há que bagunçá-la, tirar os móveis do lugar, mas, após a limpeza, os que nela residem passam a viver melhor”.

Fonte: Blog da Cidadania