Após pressão, Capes informa pagamento de bolsas atrasadas

Após forte pressão da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), que desde dezembro de 2014 tem recebido diversas reclamações sobre o atraso no pagamento de bolsas dos pós-graduandos, referentes ao mês de novembro, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) informou, em nota, nesta sexta-feira (9), que os pagamentos já foram efetuados.

Tamara Naíz, presidenta da ANPG - Foto: ANPG

Na pequena nota pode-se ler: "A CAPES informa que o pagamento das bolsas de estudo relativo ao mês de dezembro foi realizado hoje (09/01) e que os valores serão creditados nas contas dos bolsistas dentro dos prazos de compensação bancária".

Nesta quinta-feira (8),  a presidenta da ANPG, Tamara Naiz, encaminhou documento à Capes e ao MEC informando a realidade vivida pelos pós-graduandos, reforçando que a bolsa ofertada hoje tem valor insuficiente às necessidades de pesquisa e vida, e que não temos ainda nenhuma proposta que eleve seu valor beneficiando estes que consideramos fundamentais para o desenvolvimento cientifico nacional.

Segundo o documento, “os pós-graduandos brasileiros têm exercido papel fundamental na qualificação profissional e na produção de bens e serviços através de suas pesquisas, mas, infelizmente, os valores pagos aos bolsistas são, na maioria das vezes, sua única renda. Considerada a exclusividade existente no universo dos elegíveis a bolsas, o vínculo empregatício, na maioria das vezes, fica impossibilitado, deixando o pós-graduando numa situação de vulnerabilidade e fonte única de sustento. Apesar de muitos enfrentamentos, não estamos incluídos ainda na distribuição dos recursos do Programa Nacional de Assistência Estudantil o que agrava mais ainda esta situação”.

Leia também:
ANPG cobra Capes sobre o atraso nas bolsas

Da Redação do Vermelho
Com informações do Portal da ANPG