Metalúrgicos da Volks decidem manter greve

Os 13 mil metalúrgicos da Volkswagen em São Bernardo do Campo, em São Paulo, decidiram em assembleia nesta sexta-feira (9) manter a paralisação que teve na terça (6). Nova assembleia será realizada nesta segunda (12), no pátio da montadora, para definir se o movimento, deflagrado em protesto contra 800 demissões, será mantido.

Volkswagen-Greve-Adonis-Guerra-08-01-2015-5.jpg - Sindicato dos Metalúrgicos do ABC/Adonis Guerra

Em quatro dias do movimento, nenhum carro foi produzido. "E os próximos dias não serão diferentes", avisou o secretário-geral do Sindicato, Wagner Santana, o Wagnão.

Os trabalhadores souberam da demissão por meio de telegramas recebidos às vésperas do final do ano passado, que falava para não retornarem aos seus postos de trabalho após o fim das férias coletivas, o que aconteceu na última terça.

Leia também
Sem redução do IPI, montadoras mostram suas garras: Volks demite 800
Metalúrgicos da Volks entram em greve contra 800 demissões

A correspondência começou a ser enviada pela empresa dia 30 de dezembro e já chegou a 800 funcionários. Além deles, de acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, a ameaça de demissão existe para outros 1.300 trabalhadores, já que a Volks anunciou publicamente sua avaliação de que existem 2.100 excedentes na fábrica do município.

Segundo os dirigentes, pelo acordo negociado em 2012 entre sindicato e Volkswagen, não poderiam ocorrer demissões na fábrica até 2016. O presidente do sindicato, Rafael Marques, afirmou que a Volks "quebrou o acordo" com os cortes.

Em junho de 2014, no entanto, representantes da montadora procuraram o Sindicato para renegociar o acordo, alegando que devido à queda nas vendas não tinham como manter o acordo. Assim as negociações de uma nova proposta foram iniciadas.

Em dezembro do ano passado os trabalhadores rejeitaram a nova proposta o que no entender do Sindicato, manteve o acordo fechado em 2012. A empresa, no entanto, rompeu o acordo e demitiu os companheiros.

O Ministério do Trabalho, por meio do superintendente regional dos Estado de São Paulo, Luiz Antonio de Medeiros, se reuniu com representantes do sindicato para tratar de uma solução a questão.

Fonte: Brasil 247