Aldo Rebelo recebe entidades para discutir desenvolvimento da CT&I

O ministro da Ciência e Tecnologia, Aldo Rebelo, iniciou contatos com a área científica do país, dando início à sua gestão à frente da pasta. Nesta quarta-feira (14), ele recebeu em audiência a direção da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e a presidenta da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Helena Nader. No encontro, eles debateram questões relativas ao fortalecimento da ciência, da tecnologia e da inovação nos próximos anos.  

Aldo Rebelo recebe presidentes da ABC e SBPC - MCTI

"O ministro nos fez esse convite e temos as portas abertas para fazer sugestões e propostas com o mesmo objetivo de aumentar a importância da CT&I no país", disse Jacob Palis, presidente da ABC, que participou da audiência acompanhado do vice-presidente da ABC, Hernan Chaimovich Guralnik, e do diretor da entidade João Fernando Gomes.

Na avaliação dele, um dos maiores desafios do setor é fazer crescer o "engajamento" da comunidade científica nas conquistas socioeconômicas do Brasil. "Um país que não tem uma estrutura forte de CT&I não consegue avançar em termos econômicos e sociais. Precisamos de apoio para cumprir as nossas metas", avaliou o presidente da ABC.

À tarde, Aldo conversou com a presidenta da SBPC, Helena Nader, sobre vários assuntos, entre eles as matérias de interesse do setor que tramitam no Congresso Nacional.

A presidenta da SPBC manifestou preocupação com o projeto de lei que trata do acesso ao patrimônio genético, e a mudança na Constituição Federal com a aprovação, em dezembro do ano passado, da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) e o projeto de lei que trata de aperfeiçoamentos do marco regulatório de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Helena Nader, que considerou a reunião "muito produtiva", disse que a expectativa é a de que o ministro contribua para fortalecer o setor. "Esperamos que ele, que conhece o Congresso Nacional como poucos e tem um diálogo muito presente com a presidenta Dilma, possa trazer uma força política para o ministério", disse.

Para ela, o MCTI e o Ministério da Educação (MEC) são pastas-chave para o desenvolvimento do país. "São aqueles (ministérios) do investimento, da aposta de para aonde o Brasil quer ir. É o que queremos que aconteça e acredito que ele vá lutar por isso."

O ministro e a presidenta da SBPC também conversaram sobre a transversalidade do MCTI e a necessidade de ampliar a interação com outras pastas, com os estados brasileiros e com outros países.

Da Redação em Brasília
Com informações do MCTI