Merkel diz que Ocidente manterá em vigor as sanções impostas à Rússia

Chanceler da Alemanha, Angela Merkel, declarou nesta sexta-feira (16), em entrevista ao jornal Frankfurter Allgemeine Zeitung, que as sanções impostas à Rússia por supostas violações às leis internacionais vão permanecer em vigor enquanto Moscou continuar a desrespeitar as normas de conduta.

Angela Merkel

Merkel explicou que “as sanções não são um fim em si mesmas”, mas não poderão ser canceladas "se a situação permanecer do jeito que está hoje”, já que as razões de sua existência ainda não desapareceram.

A líder alemã declarou ainda que a anexação ilegal da península da Crimeia pela Rússia e o suposto estímulo do governo do presidente Vladimir Putin à rebelião separatista no leste da Ucrânia constituem uma "flagrante violação" ao direto internacional e aos valores universais.

A situação com a Crimeia é vista por Moscou como uma reintegração de um antigo território russo, expressa pela livre vontade da população da própria península e alcançado através de um referendo realizado em resposta natural aos planos dos ultranacionalistas ucranianos. De acordo com as autoridades russas, a votação respeitou o direito dos povos à autodeterminação, firmado na Carta das Nações Unidas.

Já em relação à Ucrânia, a Rússia chegou a declarar diversas vezes o seu não envolvimento nos acontecimentos no leste ucraniano e disse estar interessada na superação da crise política e econômica pelo país vizinho.

Os comentários de Ângela Merkel desta sexta-feira, marcam um contraste em relação às declarações recentes de políticos e empresários alemães, que estariam mais inclinados a flexibilizar as sanções.

Fonte: Voz da Rússia