China manifesta desejo de reforço da cooperação com a Rússia

A China valoriza suas relações com a Rússia e está pronta para o desenvolvimento da cooperação bilateral disse, nesta sexta-feira (23), a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Hua Chunying.

Hua Chunying

"A China atribui grande importância ao desenvolvimento da parceria estratégica com a Rússia. Agradecemos ao lado russo por aprofundar e ampliar a cooperação bilateral. Estamos prontos para trabalhar em conjunto com a Rússia a fim de manter as relações bilaterais para o desenvolvimento da paz e estabilidade regional e internacional", disse Hua Chunying.

Ela também acrescentou que a Rússia e a China, "como os dois principais campos de batalha na Europa e na Ásia durante a Segunda Guerra Mundial", vão realizar eventos comemorativos para marcar o 70º aniversário da vitória sobre o fascismo e o militarismo japonês.

Alemanha

A chanceler alemã, Angela Merkel, declarou que, após a estabilização do conflito ucraniano, a União Europeia poderá retomar as negociações para a criação de uma única zona econômica com a Rússia.

Ao discursar no Fórum Econômico Mundial de Davos, a líder alemã observou que “antes de tudo, é preciso alcançar a estabilidade na Ucrânia tendo como base o acordo de Minsk.

“Posteriormente, em um contexto mais amplo, analisar as possibilidades de uma cooperação econômica entre a União Europeia e a União Euroasiática, que o presidente Putin caracterizou como ‘de Lisboa a Vladivostok’”. Merkel destacou que a cooperação deve ser o objetivo entre as partes.

Anteriormente, uma declaração semelhante foi feita no Fórum de Davos pelo vice-chanceler, o ministro da Economia alemão, Sigmar Gabriel, que afirmou que a União Europeia deve começar a discutir logo a questão sobre uma parceria mais estreita com a Rússia.

Com informações da Voz da Rússia