Começam em Minsk as negociações sobre conflito ucraniano

O "quarteto de Normandia" iniciou a reunião que aborda temas de retirada dos armamentos pesados, criação de uma zona desmilitarizada e estabelecimento de um diálogo constante entre Kiev e Donbass.

Pútin, Hollande, Angela e Porochenko

A reunião, que acontece na capital da Belarus, Minsk, conta com a participação do presidente russo Vladimir Putin, da chanceler alemã Ângela Merkel, do presidente da França François Hollande e do presidente ucraniano Pyotr Porochenko.

No momento, as conversas já ocorrem em formato expandido — com a presença das delegações dos respectivos países.

A reunião de Minsk dá prosseguimento aos contatos iniciados por Hollande e Merkel na quinta-feira (5) da semana passada, quando os ambos prestaram uma visita oficial a Kiev, para conversações com o presidente ucraniano.

Na sexta-feira (6), os dois líderes europeus seguiram com a viagem para Moscou, onde se reuniram com o presidente Vladímir Pútin.

Kiev está realizando desde meados de abril uma operação militar para esmagar os independentistas no leste da Ucrânia, que não reconhecem a legitimidade das novas autoridades ucranianas chegadas ao poder em resultado do golpe de Estado ocorrido em fevereiro de 2014 em Kiev.

Segundo os últimos dados da ONU, mais de 5.000 civis já foram vítimas deste conflito.

Desde 9 de janeiro, a intensidade dos bombardeios na região aumentou, bem como o número de vítimas do conflito.

Fonte: Agência Sputnik