Cuba e EUA conversam sobre restabelecimento de relações diplomáticas

As conversações entre Cuba e os Estados Unidos terão lugar nas próximas quarta e quinta-feira (21 e 22) no Palácio das Convenções de Havana. A delegação cubana será presidida pela diretora geral de Estados Unidos do Ministério das Relações Exteriores, Josefina Vidal Ferreiro.

Na quarta-feira (21) se efetuará uma nova rodada de conversações sobre o tema migratório, que pela parte norte-americana será presidida pelo subsecretário assistente do Escritório para os Assuntos do Hemisfério Ocidental do Departamento de Estado, Edward Alex Lee. Esse encontro será um espaço para avaliar a marcha dos acordos migratórios e as ações empreendidas por ambas as partes para enfrentar a emigração ilegal e o tráfico de emigrantes, entre outros temas.

No dia seguinte, será realizada a primeira reunião sobre o processo de restabelecimento das relações diplomáticas entre ambos os países, que pela parte norte-americana será presidida pela secretária assistente de Estado para os Assuntos do Hemisfério Ocidental, Roberta Jacobson. Nessa reunião serão abordados os princípios e passos para o restabelecimento de relações diplomáticas e a abertura de embaixadas em ambos os países.

Também na quinta-feira (22), haverá outra conversação para abordar assuntos bilaterais, incluindo áreas de cooperação em temas de interesse mútuo.

Granma