Ancine apoia filmes brasileiros no Festival de Roterdã

A Agência Nacional do Cinema (Ancine), vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), apoia a participação de cinco filmes brasileiros no Festival Internacional de Cinema de Roterdã, na Holanda, por meio do Programa de Apoio à Participação de Filmes Brasileiros em Festivais Internacionais e de Projetos de Obras Audiovisuais Brasileiras em Laboratórios e Workshops Internacionais.

Cena do filme Ventos de Agosto - Divulgação

Foram selecionados pelo projeto os filmes: Nova Dubai, de Gustavo Vinagre; O Touro, de Larissa Figueiredo; O Fim de uma Era, de Bruno Safadi e Ricardo Pretti; Prometo um Dia Deixar essa Cidade, de Daniel Aragão, e A Misteriosa Morte de Pérola, de Guto Parente. Além do projeto, Gabriel e a Montanha, de Felippe Barbosa.

O programa, lançado em 2006, auxilia filmes e projetos nacionais (de curta, média e longa-metragem), oficialmente selecionados, a viabilizarem suas participações, com envio de cópias, legendagem e apoio financeiro em festivais ao redor do mundo.

Festival de Roterdã

A 44ª edição do Festival Internacional de Cinema de Roterdã, que começa na quarta-feira (21) e vai até 1º de fevereiro, tem massiva participação brasileira, com 15 filmes.

O longa-metragem O Bacanal do Diabo e outras Fitas Proibidas,de Ivan Cardoso, foi escolhido para a mostra Signals, dedicada ao surrealismo. Na mostra de filmes escolhidos pela crítica estão: Branco Sai, Preto Fica, de Adirley Quirós, e Zirig dum Brasília – A Arte e o Sonho de Renato Matos, de André Luiz de Oliveira.

Na mostra Bright Future, dedicada a longas de diretores estreantes, serão exibidos: Prometo um Dia Deixar essa Cidade, O Touro e Ela Volta na Quinta.

Os filmes O Fim de uma Era, de Bruno Saffadi e Ricardo Prett; e Ventos de Agosto, de Gabriel Mascaro, fazem parte da mostra Spetrum, dedicada a filmes experimentais.

As long as it takes, mostra dedicada aos curtas e médias metragens, exibirá: A Copa do Mundo de Recife, de Kleber Medonça Filho; Se Essa Lua Fosse Minha, de Larissa Lewandoski e Pedro Gossler; Quinze, de Murilo Martins; Nova Dubai, Sem Coração, de Nara Normande e Tião; E, de Alexandre Wahrhafting, Miguel Antiunes Ramos e Helena Ungaretti; e A Misteriosa Morte de Pérola. O projeto Gabriel e a Montanha participa do evento de mercado do festival.

Fonte: MinC