Aposentados e pensionistas protestam contra nova regra de pensão

Em 24 de janeiro é comemorado o Dia Nacional dos Aposentados e os 94 anos da Previdência Social. No entanto, a data chega em tom de insatisfação diante de medidas do governo que não melhoram em nada a vida dos aposentados e pensionistas. Inclusive, na manhã desta quarta-feira (21/01), dezenas de pessoas foram ao prédio da Previdência Social, no Comércio, em Salvador, mostrar que não estão nada felizes.

Representante do Sindicato dos Bancários da Bahia (SBBA), Fernando Dantas ressaltou a forma como as medidas são anunciadas. “Depois de apoiarmos o governo, somos surpreendidos com pacotes maléficos. Um exemplo é a mudança nas regras do pagamento de pensões às viúvas”.

Segundo ele, entre as bandeiras de luta apresentadas no ato, é possível destacar a reposição das perdas dos aposentados desde o governo de FHC; gratuidade no transporte público de Salvador a partir dos 60 anos; suspensão das Medidas Provisórias 664 e 665, que retiram direitos dos trabalhadores; e o fim do fator previdenciário.

A presidente da FEASAPEB (Federação das Associações dos Aposentados e Pensionistas Estado da Bahia), Marise Sansão, ressaltou que os aposentados e pensionistas a cada ano ganham menos. Um dos segurados que já sente as dificuldades é Luiz Lopes, que mesmo debilitado fisicamente fez questão de marcar presença na manifestação. “Sinto as mudanças na pele, quando mais se precisa menos se tem. Por isso, devemos participar das mobilizações”.

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro
Com agências