Comitê técnico de petróleo e gás define estratégias de investimentos

O Comitê Técnico de Petróleo e Gás do Programa Nacional de Plataformas do Conhecimento realizou a primeira reunião de 2015 para apresentação da equipe e discussão das metas. O encontro aconteceu no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) nesta quarta-feira (21).

Brasil bate novo recorde na produção de petróleo e gás natural - Reprodução

O comitê orientará os investimentos em projetos que sejam importantes para o país e deem maior autonomia no setor industrial ligado ao setor de petróleo e gás. “Um dos objetivos desta reunião é saber quem é quem dos setores do governo e indústria, colocar as pessoas em contato, de modo que a gente possa definir os grandes objetivos da plataforma”, afirmou o coordenador do comitê, o professor de engenharia civil Luiz Bevilacqua, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Na avaliação do coordenador, o programa irá contribuir para reforçar o parque industrial do brasileiro. “O objetivo é que haja um projeto de investimento do Estado, quer dizer, compra de produtos tecnológicos de alto nível com objetivo determinado. Isso vai reforçar muito o parque industrial brasileiro. Trata-se de um projeto estratégico”, salientou Bevilacqua.

Plataformas

O comitê foi criado para constituir plataformas que funcionem como arranjos público-privados. Elas devem articular competências em uma infraestrutura de ciência, tecnologia e inovação (CT&I) de última geração, com instituições de pesquisa para a resolução de problemas, demandas e interesses estratégicos do país, gerando conhecimento, produtos e processos de alto impacto.

O programa tem um comitê gestor, liderado pela Casa Civil da Presidência da República, e um comitê técnico, responsável por propor plataformas temáticas e formado pelo Ministério, que o coordena, e pelos ministérios da Educação e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Fonte: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação