Ceará e Alemanha debatem parcerias em Educação, Ciência e Tecnologia

O governador Camilo Santana recebeu, na última segunda-feira (26/06), no Palácio da Abolição, o embaixador da Alemanha no Brasil, Dirk Brengelmann. Esta foi a primeira visita do embaixador ao Ceará desde que assumiu o cargo, em setembro do ano passado.

Participaram ainda do encontro a vice-governadora Izolda Cela; o ministro da Educação, Cid Gomes; o prefeito Roberto Cláudio e os secretários estaduais Élcio Batista (Chefia de Gabinete), Nicole Barbosa (Desenvolvimento Econômico), Inácio Arruda (Ciência, Tecnologia e Educação Superior), Maurício Holanda (Educação) e André Facó (Infraestrutura).

Durante mais de uma hora, o governador e o embaixador debateram parcerias entre o Ceará e a Alemanha. "Temos um grande potencial em energia eólica e solar e hoje estamos em processo de construção da siderúrgica, que será muito importante para o desenvolvimento do estado. As áreas petroquímica e metal mecânica terão muito potencial de investimento de outros países", afirmou Camilo.

Inácio Arruda entregou ao embaixador uma proposta de parceria em Ciência e Tecnologia, com pontos relacionados a soluções para a escassez hídrica. "Nós temos bastante interesse em fortalecer as relações com este estado. A UFC já tem muitos intercâmbios com estudantes alemães", afirmou Dirk Brengelmann.

Já o prefeito de Fortaleza ressaltou a importância de fortalecer laços com cidades alemãs mais desenvolvidas com relação à mobilidade urbana. "Queremos trocar experiências com cidades que têm iniciativas importantes nesta área, especialmente em transporte público, para nos ajudar a compreender melhor os problemas e possibilidades de novas tecnologias", citou Roberto Cláudio.

Fonte: Governo do Estado