Professoras da Central de Trabalhadores Cubanos visitam sede da CTB

A sede da CTB Nacional recebeu nesta segunda-feira (26) a visita das professoras cubanas Rosario Rodriguez Remón e Regla María Águilar Hernandez. Ambas estão hospedadas em Cabreúva (SP) para ministrar as aulas do Curso de Formação Sindical do Centro Nacional de Estudos Sindicais e do Trabalho (CES). Rosario é funcionária do Departamento Internacional da Central de Trabalhadores de Cuba, enquanto Regla trabalha como Diretora de Capacitação da mesma entidade.

Professoras cubanas na sede da CTB - CTB

Em Cuba, as duas formam parte do quadro da Escuela Nacional de Cuadros Sindicales Lazaro Peña, que cumpre papel semelhante ao do CES. Em seus cursos, elas estão debatendo a conjuntura internacional e nacional, com análise dialética da realidade, descrevendo a situação do movimento sindical brasileiro e a concepção político-sindical da CTB, a classe trabalhadora e o Projeto Nacional de Desenvolvimento, entre outras questões. Elas ajudarão nos cursos de Gestão Sindical e Formação de Formadores também.

A direção da CTB vem investindo constantemente na formação sindical dos filiados para fortalecer o conhecimento e a atividade de quem já atua no movimento sindical há anos, além de visar a criação de novas lideranças para o momento específico das lutas da classe trabalhadora que se avizinha neste ano que nasce.

"A importância da vitória da esquerda no Brasil não pode ser desconsiderada", disse Regla, durante conversa com o presidente da CTB, Adilson Araújo. "O país é um exemplo para toda a América Latina, assim como a Venezuela. Quando as forças progressistas vencem aqui, e da forma mais representativa possível – pelas urnas -, isso manda uma mensagem para todo o resto da América", acrescentou.

Fonte: CTB