Síria: governo e oposição negociam em Moscou

A oposição síria participou, nesta segunda-feira (26), das negociações com a delegação oficial da Síria em Moscou. Apesar das questões políticas pendentes, as partes discutiram questões humanitárias como, por exemplo, o retorno dos refugiados e a libertação dos prisioneiros políticos.

Síria

"Durante o primeiro dia de trabalho em Moscou os representantes da oposição conseguiram discutir todas as diferenças, bem como as convergências de pontos de vista. Penso que nesta terça-feira (27) vamos discutir mais profundamente as posições em que concordamos, com o objetivo de a oposição conseguir apresentar uma posição unânime com os representantes do governo da Síria durante o encontro com a delegação oficial", disse um dos líderes da oposição, o secretário-geral da Liga Democrática de Libertação Nacional na Síria, Mahmoud Murey.

Ele avaliou o encontro como “muito importante e bem sucedido. Queremos apresentar exigências reais e, assim, abrir a possibilidade para uma solução política. As personalidades não são importantes. As reformas democráticas não podem ser realizadas rapidamente. Para que isso aconteça, as duas partes devem chegar ao compromisso”.

Mahmoud Murey sublinhou que "o acordo entre a oposição e o governo é muito importante para a luta contra o terrorismo na Síria, para derrotar os grupos terroristas, como o Estado Islâmico".

A oposição síria está dividida em diversas vertentes diferentes, o que dificulta as negociações para um acordo com o governo liderado pelo presidente Bashar al Assad. A Rússia tenta mediar um acordo para solucionar os conflitos internos na Síria que já duram cerca de 4 anos e mataram milhares de pessoas.

Com informações da Voz da Rússia