Temer: “A reforma política não pode passar deste ano"

Em evento na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), em São Paulo, o vice-presidente Michel Temer destacou que a reforma política é urgente para o Brasil. “A reforma não pode passar deste ano. Se não for feita este ano, poderemos esquecê-la”, destacou Temer em palestra para empresários.

O vice-presidente da República, Michel Temer, no exercício da Presidência, conversou nesta segunda-feira (17) com a imprensa e afirmou que o governo esta “tranquilíssimo” com as investigações da Operação Lava Jato.

A proposta, segundo ele, é que o atual Congresso faça a reforma política que poderia entrar em vigor dentro de oito anos, uma vez terminados os atuais mandatos legislativos.

Sobre o financiamento das campanhas, Temer propôs que as empresas privadas possam contribuir, mas apenas para um candidato ou um partido. “O financiador não faz isso de forma ideológica ou por identificação, mas financia todos os partidos porque quer estar com o governo”, destacou.

Ele também afirma que o atual sistema “tornou banal” a fundação de partidos políticos e defendeu uma reforma do sistema de eleição de deputados e vereadores. “Para mais adiante poderia ser revisto o tema da reeleição, que poderia ser transformada em um mandato de cinco ou seis anos, mas isso não seria parte desta reforma para este ano”, destacou.


Leia também

Cunha defende financiamento privado e redução do tempo de campanha
Com informações de agências