Proposta de Lula Morais: Lei institui 2015 Ano Humberto Teixeira

O ano de 2015 passa a ser denominado “Ano Humberto Teixeira". A designação foi instituída pela lei nº 15.759/14, sancionada no final do ano passado pelo então governador Cid Gomes. A iniciativa é oriunda do projeto de lei nº 87/2014, de autoria do deputado estadual Lula Morais (PCdoB).

Conforme o parlamentar, o objetivo da proposta é prestar uma homenagem ao centenário de nascimento do compositor cearense Humberto Teixeira, “uma das mais importantes personalidades da cultura nordestina e brasileira no século 20”.

Nascido em 5 de janeiro de 1915, em Iguatu, no Ceará, Humberto Cavalcanti Teixeira ficou nacionalmente conhecido como parceiro de Luís Gonzaga, o Rei do Baião, na composição Asa Branca, lançada em 1947, música que alcançou grande sucesso nacional.

Além de compositor, instrumentista e poeta, Humberto Teixeira foi advogado e político. O “Doutor do Baião”, como era conhecido, foi eleito por três anos consecutivos o melhor compositor do Brasil, mudando os rumos da seresta nacional.

O músico foi presidente da Academia Brasileira de Música Popular e representou o Brasil na Noruega, França e Itália como delegado especial junto ao XVIII Congresso Internacional de Autores e Compositores. Ele morreu aos 64 anos, no dia 3 de outubro de 1979, em São Conrado, no Rio de Janeiro.

Além de Asa branca, são de sua autoria No meu pé de serra, Baião, Juazeiro, Assum preto, Eu vou pro Ceará, Légua tirana, Qui nem jiló, Respeita Januário, dentre outros clássicos do cancioneiro nordestino e brasileiro. Intepretadas principalmente por Luís Gonzaga, suas canções também foram gravadas por diversos cantores de expressão nacional, como Dalva de Oliveira, Carmélia Alves, Geraldo Vandré, Gilberto Gil, Fagner, Caetano Veloso, Gal Costa e Elba Ramalho.

Hoje à noite, durante o evento de lançamento do DVD gravado em 2013 em comemoração aos 100 anos de nascimento de Luiz Gonzaga, haverá também uma homenagem especial ao centenário de Humberto Teixeira. A iniciativa é do deputado Lula Morais e acontece no auditório do anexo II da Assembleia Legislativa.

Fonte: Agência de Notícias da Assembleia Legislativa