Universidades estaduais formalizam entrega de editais para concurso

Aconteceu na última quarta-feira (28/01), na sede da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), mais um encontro com foco na realização do concurso público para docentes das três universidades estaduais.

Participaram da reunião, liderada por Inácio Arruda, os reitores Jackson Sampaio, da Universidade Estadual do Ceará (Uece), e Fabianno de Carvalho, da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), além do vice-reitor da Universidade Regional do Cariri (Urca), Patrício Melo e de representantes de sindicatos e do movimento estudantil.

O principal objetivo do encontro foi a entrega, pelas universidades, da minuta do edital de cada uma das instituições, conforme acordado com os três reitores na última reunião, no dia 14 de janeiro. Urca e UVA entregaram nas mãos de Inácio o documento que já trata, dentre outras questões, da distribuição das vagas dentro das universidades.

A Uece, no entanto, não forneceu o edital da instituição. O reitor Jackson Sampaio defendeu a necessidade de mais quatro vagas para a universidade, a serem ainda pleiteadas com o governador. No dia 6 de janeiro, Camilo Santana anunciou a realização de concurso público para professores das IES estaduais, sendo 120 vagas para a Uece, 67 para a UVA e 62 para a Urca.

Inácio informou ao reitor da Uece que, ocorrendo ou não o atendimento à solicitação, a entrega do edital da instituição precisa ser feita até esta sexta-feira (30/01), como forma de não atrasar o processo das três universidades. “Queremos fechar o mês de janeiro já com os editais, de modo a dar mais agilidade para a realização do concurso, pois os documentos ainda serão analisados pela Seplag”, explicou Inácio.

Inácio Arruda tomará posse como titular da Secitece no próximo dia 2 de fevereiro. Está nos planos de sua gestão a defesa de menos burocracia para o preenchimento das vagas decorrentes de aposentadoria, exoneração e falecimento nas universidades estaduais, bem como dos processos de liberação de professores para cursarem Mestrado e Doutorado. O novo secretário também trabalhará na elaboração, em conjunto, de um plano estratégico para o desenvolvimento e consolidação do Ensino Superior no Estado.

Fonte: Assessoria de Inácio Arruda