Senado dá posse aos 27 novos parlamentares 

O Senado empossou, em solenidade na tarde deste domingo (1º) os 27 novos parlamentares, que representa um terço da Casa, eleitos em outubro do ano passado. O presidente e candidato à reeleição, Renan Calheiros (PMDB-AL), foi quem presidiu a solenidade. O senador José Maranhão (PMDB-PB), o mais idoso, nascido em 1933, fez o compromisso, seguido da chamada individual de cada um dos senadores, que disseram ao microfone: “Assim o prometo”.  

Senado dá posse aos 27 novos parlamentares - Agência Senado

A promessa é “guardar a Constituição Federal e as leis do país, desempenhar fiel e lealmente o mandato de senador que o povo me conferiu e sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil”.

A solenidade é rápida. Após a execução do Hino Nacional, foi iniciada a eleição da nova Mesa Diretora da Casa. Até minutos antes de iniciada a sessão, continuavam as negociações em torno da eleição do novo presidente. Há dois candidatos, ambos do PMDB, maior bancada do Senado: Renan Calheiros (AL) e Luiz Henrique (PMDB-SC).

Esta é quarta eleição que Renan enfrenta para Presidência do Senado. Ele fez um pequeno discurso para dar boas-vindas aos novos senadores. Ele desejou “exercício vibrante do mandato popular pleno de conquistas para os estados e seus representados e o povo brasileiro como um todo e êxito pessoal no desempenho de suas funções.

Renan disse ainda, antes de encerrar a sessão e convocar a sessão seguinte – de eleição da Presidência e demais membros da Mesa Diretora – que “tenho orgulho de ladeá-los na construção de um Brasil mais justo.”

A Mesa é composta pelo presidente, dois vice-presidentes, quatro secretários e quatro suplentes, todos com funções definidas pelo Regimento Interno. A escolha ocorre em votação secreta. Havendo mais de um candidato, como ocorre este ano, a votação é feita por cédulas de papel.

A escolha dos demais integrantes da Mesa não precisa ser feita no mesmo dia, mas o secretário-geral da Mesa e diretor-geral do senado, Luiz Fernando Bandeira, avalia que os senadores vão definir todos os nomes neste domingo.

Leia também:
PMDB indica Renan para disputar presidência do Senado

Do Portal Vermelho
De Brasília, Márcia Xavier