Ministro russo se reúne com presidente da China

Acontece nesta segunda-feira (2), o encontro entre o chanceler russo, Serguei Lavrov, e o presidente da China, Xi Jinping, em Pequim. Antes do início do encontro, o líder chinês sublinhou o bom estado das relações russo-chinesas e enviou cumprimentos ao seu homólogo russo Vladimir Putin.

Relações comerciais e diplomáticas entre China e Rússia

“Neste novo ano estou pronto a continuar a manter relações estreitas com o meu homólogo Vladimir Putin para alcançar o aprofundamento e o alargamento da nossa cooperação em diversas áreas”, disse Xi Jinping.

Serguei Lavrov agradeceu ao líder chinês pelo encontro e disse concordar completamente com as suas avaliações do estado atual da cooperação entre os dois países.

Ao se encontrar com o seu homólogo chinês Wang Yi, Lavrov disse que as relações sino-russas estão vivendo um inédito período de ascenção.

Wang Yi recebeu o seu homólogo russo que participará do encontro entre os ministros das relações exteriores da China, Rússia e Índia.

Wang Yi afirmou que a China presta grande atenção à parceria estratégica e cooperativa integral com a Rússia. Os líderes dos dois países mantêm a alta confiança mútua e as boas relações. Ele disse que no ano passado, as chancelarias da China e da Rússia envidaram todos os esforços para implementar os consensos chegados pelos líderes. As cooperações em todas as áreas obtiveram resultados satisfatórios. Wang Yi deseja que as duas partes reforcem ainda mais as comunicações e cooperações no novo ano e promovam continuamente o desenvolvimento da parceria. Ele sublinhou para os dois países, o aprofundamento das colaborações pragmáticas, o reforço das coordenações nos assuntos internacionais e o cumprimento das responsabilidades como membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU.

Wang Yi lembrou que este ano marca o 70º aniversário da fundação das Nações Unidas e também o 70º aniversário da vitória da Segunda Guerra Mundial. A China e a Rússia, como dois principais campos de batalha, irão realizar atividades comemorativas. Isso é de grande significado prático. A China quer ajudar a Rússia na realização das comemorações, disse o chanceler chinês.

Lavrov apontou que com os esforços de ambas as partes, as relações sino-russas tiveram um desenvolvimento sem precedentes. Os dois países têm mantido íntimas cooperações nos assuntos bilaterais e internacionais. Ele revelou que os líderes chinês e russo concordaram em comparecer nas ações comemorativas da Segunda Guerra Mundial, o que demonstra o alto nível da parceria entre as duas potências. Segundo Lavrov, a Rússia apoia o encontro dos chanceleres chinês, russo e indiano. Para além disso, pretende continuar mantendo comunicações estreitas com a China nas visitas mútuas de alto nível e nos assuntos regionais e internacionais.

Com informações da Rádio China Internacional e da Voz da Rússia