Chico Lopes é um dos vice-líderes do PCdoB na Câmara Federal

O deputado Chico Lopes (PCdoB-CE), a deputada Luciana Santos (PCdoB-PE), e o deputado Rubens Pereira Jr (PCdoB-MA), assumiram mais uma responsabilidade na Câmara dos Deputados: as vice-lideranças do PCdoB. A indicação é feita pela líder da legenda, Jandira Feghali (RJ). Com isso, os parlamentares vão auxiliar o partido na Casa nas matérias em votação no Plenário, conduzindo um diálogo permanente com a Câmara e sociedade.

Os parlamentares irão desempenhar funções importantes na ausência da deputada Jandira Feghali, como fazer o uso da palavra em qualquer tempo da sessão; inscrever membros da bancada para o horário destinado às comunicações parlamentares; participar dos trabalhos de qualquer comissão de que não seja membro, sem direito a voto, mas podendo encaminhar a votação ou requerer verificação desta.

Além disso, o vice-líder pode, na ausência do líder, encaminhar a votação de qualquer proposição sujeita à deliberação do Plenário, para orientar sua bancada; registrar os candidatos do partido ou Bloco para concorrer aos cargos da Mesa e indicar à Mesa os membros de bancada para compor as comissões, e, a qualquer tempo, substituí-los.

A 1ª vice–líder é a deputada Luciana Santos, que será eleita presidenta do PCdoB em maio deste ano. Luciana Santos está em sua segunda legislatura e é a única mulher que representará Pernambuco em Brasília. No Congresso, é uma das defensoras da democratização da comunicação, dos direitos das mulheres, crianças e demais minorias, e da ampliação da representação feminina no poder.

O deputado Rubens Pereira Jr é o 2º vice-líder. Eleito pela primeira vez ao cargo de deputado federal, Rubens Pereira tem como bandeira a luta contra a corrupção – trajetória no Maranhão em relação à família Sarney- e a reforma política.

O cearense Chico Lopes está na vida pública desde 1982 e assume a vice a 3ª vice-liderança. O parlamentar mantém o compromisso com as causas do povo, como o direito à educação, à saúde e aos demais serviços públicos, além da defesa do consumidor e da moralidade na administração dos bens e recursos do Estado.

Fonte: Liderança do PCdoB na Câmara dos Deputados