Grécia reitera decisão de mudar a estratégia econômica

O novo ministro grego de Finanças, Yanis Varufakis, reiterou nesta quarta-feira (4) ao Banco Central Europeu (BCE) a decisão de tomar um rumo diferente para as políticas de austeridade implantadas durante o governo anterior.

Yanis Varufakis

Segundo ele, o novo executivo está completamente convencido de que não se pode produzir na Grécia um negócio como o que foi feito até agora. Suas palavras foram ditas depois de uma reunião com o presidente do BCE, Mario Draghi.

Varufakis, que faz um giro pela Europa para procurar soluções para a imensa dívida de seu país, afirmou ter mantido um debate "muito proveitoso" com Draghi.

Depois de sua visita ao BCE, com sede na cidade alemã de Frankfurt, o ministro sublinhou que, para seu governo, as coisas não podem seguir da mesma forma como antes e, por isso, instou seus credores europeus a aliviar as medidas econômicas exigidas ao seu país.

De acordo com Varufakis, a Grécia poderá concluir em pouco tempo as negociações com a "troica" de financiadores internacionais (BCE, Comissão Europeia e Fundo Monetário Internacional) e nesse sentido se mostrou confiante com o apoio do banco comunitário.

Esta semana o ministro propôs uma troca da dívida de seu país, que na sua maior parte é agora pública, por bônus ligados ao crescimento e de vencimento por tempo indeterminado, algo que o BCE afirma não poder aceitar porque implicaria em um financiamento estatal.

Ao mesmo tempo, espera-se que a reunião do Conselho de Governo do BCE, na quinta, trate entre outros assuntos a aprovação que os bancos gregos acessem mais empréstimos por meio do programa de provisão urgente de liquidez.

Essa provisão, que é outorgada a instituições solventes, se efetua por meio dos bancos centrais nacionais e também está sujeita a várias condicionantes.

Fonte: Prensa Latina