Grécia não é uma ameaça para a Europa, diz Tsipras

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, disse nesta quarta-feira (4), que seu país não é uma ameaça para a Europa e observou que a estabilidade na União Europeia (UE), pressupõe uma mudança na política econômica.

Alexis Tsipras

Depois de ser recebido na sede do governo francês pelo presidente do país, François Hollande, o político grego disse em uma conferência de imprensa que as propostas que estão sendo apresentadas aos líderes europeus são realistas e podem levar a um acordo viável.

Tsipras instou a França a desempenhar um papel no sentido de garantir o crescimento da União, enquanto ele expressou a importância de garantias sobre a base da igualdade entre os países membros. Ele enfatizou a necessidade de combater o desemprego, a evasão fiscal e voltar a crescer.

Por sua parte, Hollande manifestou sua concordância com o primeiro-ministro grego. No entanto, ele também disse que é importante respeitar regras e acordos europeus, incluindo a dívida grega.

Tsipras iniciou na segunda-feira (2) uma viagem que o levou a vários países europeus, como Chipre e Itália. Na quarta-feira (4) se reuniu em Bruxelas com o presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz.

Segundo relatos, o chefe de governo grego era muito esperançoso de um acordo viável e mutuamente vantajosa com a Comissão Europeia, órgão executivo da UE.

O novo governo em Atenas pretende renegociar a dívida de US $ 300 bilhões, o equivalente a 175% do seu Produto Interno Bruto e deixar para trás as fortes políticas de austeridade implementadas pelo governo conservador anterior.

Fonte: Prensa Latina