Jovens trabalhadores rurais começam organizar Festival Nacional

A Comissão Nacional de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da Contag (CNJTTR), se reuniu na manhã desta quinta-feira (5) para tratar da organização do 3º Festival Nacional da Juventude Rural, a ser realizado em Brasília entre os dias 27 e 30 de abril.

Jovens trabalhadores da Contag - César Ramos

A abertura da reunião contou com a presença de integrantes da diretoria da Contag, entre eles o presidente nacional da entidade, Alberto Broch, a secretária da Terceira Idade, Lúcia Moura, o secretário de Administração e Finanças, Aristides dos Santos, a secretária geral, Dorenice Flor da Cruz, o secretário de Formação e Organização Sindical, Juraci Souto, o vice-presidente e secretário de Relações Internacionais, Willian Clementino e a secretária de Jovens Trabalhadores Rurais, Mazé Morais.

Durante a reunião, o presidente da Contag deu as diretrizes da luta para os jovens agricultores. Segundo o dirigente, o tema mais importante a ser abordado pela juventude do campo e das florestas é sucessão rural.

“É preciso que a gente se pergunte: quem vai produzir os alimentos do país daqui a 10, 20 ou 30 anos, e de que forma? Com as atuais dificuldades impostas pelas mudanças climáticas, quais serão as condições que teremos para manter nossos jovens no campo com qualidade de vida e de produção?”, propôs.

A secretária de Jovens Trabalhadores Rurais, Mazé Morais, motivou os participantes a construir uma reunião produtiva. “A partir daqui, com coragem e ousadia, faremos do Festival da Juventude um momento importante da luta pelos direitos dos jovens trabalhadores rurais do Brasil”, disse.

A reunião que começou nesta quinta-feira (5) acontece até sexta-feira (6) o Cesir, sede da Contag em Brasília. Além dos integrantes da CNJTTR, participam da atividade os coordenadores de Jovens de todas as Fetags do país, além de representantes da juventude de instituições parceiras da Contag, entre elas CTB, CUT, Via Campesina e Unicafes. A ideia é trabalhar uma proposta político-pedagógica, cultura e esportiva do Festival.

Do Portal Vermelho, com Contag