Polícia Federal deflagra nova fase da Operação Lava Jato

A Polícia Federal deu início a uma nova fase da Operação Lava Jato, nesta quinta-feira (5), que apura os desvios de recursos na Petrobras. Cerca de 200 agentes federais e servidores da Receita Federal cumpriram 62 mandados judiciais em São Paulo, no Rio de Janeiro, na Bahia e em Santa Catarina.

polícia federal

De acordo com a Polícia Federal, foram efetuados 18 mandados de condução coercitiva, em que o investigado tem de prestar depoimento na delegacia, um de prisão preventiva, três de prisão temporária e 40 de busca e apreensão.

Entre os investigados está o tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, que foi conduzido para prestar depoimento na sede da Polícia Federal, em São Paulo, e depois liberado. “Todas as perguntas feitas pelo delegado foram esclarecidos. Respondi a tudo com transparência, lisura e total tranquilidade”, disse Vaccari, segundo a Agência de Notícias do PT.

Durante entrevista à rádio CBN, o líder do PT na Câmara, deputado Sibá Machado (AC), comentou a operação. Ele afirmou que no ano passado a CPI da Petrobras havia aprovado um pedido de quebra de sigilo contra o tesoureiro do partido e “absolutamente nada” foi encontrado contra ele.

“Não apareceu absolutamente nada [contra ele], mas se a Justiça entende que tem que vasculhar ainda mais, vamos aguardar, para não ficar apenas em boatos”, enfatizou o deputado.

Sibá afirmou ainda que a operação já era esperada e que “se tiver algum companheiro nosso envolvido, o partido vai dar o tratamento que corresponde ao estatuto de nossa instituição”. O deputado disse também que aguarda a posição do presidente nacional do partido, Rui Falcão, sobre o caso.

CPI da Petrobras

Sobre o debate do assunto no Congresso com a criança da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras, o parlamentar destacou que a oposição “certamente começará com esse assunto” com o objetivo de puxar o foco do debate para PT.

O ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Pepe Vargas, também comentou nesta quinta (5) a instauração da CPI. Pepe afirma que as CPIs perderam protagonismo e ressaltou que elas têm sido usadas como instrumento de disputa política.

Segundo o ministro, os órgãos como o Ministério Público Federal, a Controladoria-Geral da União e a Polícia Federal têm sido mais efetivos no combate a crimes contra a administração pública. “Sempre disse que as comissões parlamentares de inquérito, em função do novo protagonismo dos órgãos que combatem a corrupção, perderam aquele protagonismo que tinham no passado, até porque as regras agora são diferentes. Uma pessoa pode chegar lá para o depoimento, ficar calada e não acontece nada”, disse Pepe Vargas.

O ministro ressaltou que não existe problema em investigar. “O que acontece é que as CPIs têm servido mais como um instrumento de disputa política do que para efetivamente fazer investigação”, acrescentou.

A CPI da Petrobras será composta por 26 membros titulares e suplentes, divididos proporcionalmente entre os blocos. O líder do PT na Câmara, Sibá Machado, adiantou que, com a maior bancada da Casa, o partido vai pleitear a presidência ou a relatoria da comissão.

Da redação do Portal Vermelho
Com Agência Brasil, atualizado às 14h55 para inclusição de informações