TSE nega prorrogação de prazo ao PSDB para "auditoria" nas urnas

Nesta quinta-feira (5), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou ao PSDB prorrogação de prazo na questão da auditoria das urnas eletrônicas, solicitada pelo partido.

Rádios de Aécio levaram R$ 1 milhão do governo de MG - Reprodução

Os tucanos, liderados pelo senador mineiro Aécio Neves, pediram ao tribunal mais tempo para que pudessem definir quais cidades serviriam de amostragem da apuração dos votos que ele querem recontar.

O pedido foi negado pelo presidente do TSE, Dias Toffoli, que teve o posicionamento seguido pelos outros integrantes da corte. "Não temos como ficar aguardando indefinidamente que o partido indique quais são (as zonas eleitorais). Estamos com todas as urnas paradas aguardando essa indicação de quais seriam objeto da auditoria", argumentou Toffoli. Ele acrescentou que as urnas precisam ser usadas em eleições suplementares e preparadas para o processo eleitoral de 2016.

O ministro afirmou ter entrado em contato com o partido para que a sigla apresente um cronograma de trabalho na próxima segunda-feira (9). 

O PSDB pediu auditoria do processo eleitoral no final do ano passado, após a vitória da presidente Dilma Rousseff. Autor do pedido, o deputado Carlos Sampaio (SP) alegou que não se tratava de recontagem de votos, mas de uma medida, segundo ele, para evitar que teorias de que houve fraude no processo continuem sendo alimentadas.

Os tucanos se basearam nos boatos criados e espalhados nas redes sociais. Na petição do PSDB não foi apresentado sequer um fato que pudesse dar margem legal para tal recontagem, a não ser o boato.

Com informações do Brasil 247