Condições de trabalho: Sindicato vai paralisar BB da Praça do Carmo

O Sindicato dos Bancários do Ceará (SEEB/CE) realiza nesta terça-feira (10/02) uma paralisação no Banco do Brasil da Praça do Carmo contra as más condições de trabalho e atendimento recorrentes no edifício.

Um dos principais problemas foi denunciado há semanas pelo Sindicato que, em visita à unidade, constatou as péssimas condições dos aparelhos de ar condicionado no 3º andar do prédio, onde funciona a agência Comercial Centro.

De tão antigos, os aparelhos de ar condicionados instalados no local não dão conta de refrigerar o ambiente. É comum vermos nas mesas dos funcionários diversos tipos de ventiladores que são usados para amenizar o calor. Além disso, dois dos quatro elevadores do edifício não estão funcionando. Procurada pela direção do Sindicato, a gestão do BB faz diversas promessas, mas não entrega soluções.

O prédio tem ao todo 15 andares, mas apenas cinco deles são ocupados pelo BB. Os demais estão abandonados, o que também gera apreensão por parte dos funcionários, pois a situação dos andares de cima é bem precária. Na unidade trabalham mais de 100 funcionários distribuídos em unidades como agência bancária Praça do Carmo, agência Comercial Centro, auditoria, Ajure, PSO, Sala de Aposentados e outros. O prédio comporta a maior agência do banco no Ceará.

O Sindicato ressalta que a Norma Regulamentar 17 (NR-17) do Ministério do Trabalho e Emprego, estabelece regras para as condições ambientais do trabalho que estão sendo descumpridas pelo BB. De acordo com a norma, em locais que exijam solicitação intelectual e atenção constantes são recomendadas, entre outras medidas, um índice de temperatura efetiva entre 20° e 23°.

“Estamos paralisando o BB da Praça do Carmo após várias tentativas de soluções através do diálogo com o banco, que precisa investir para oferecer segurança e condições dignas de trabalho aos funcionários e um atendimento decente. A paralisação cobra medidas do banco que está querendo fazer economia à custa da desgraça dos funcionários e clientes. Queremos solução imediata”, explica o presidente do Sindicato dos Bancários do Ceará, Carlos Eduardo Bezerra.

Fonte: SEEB/CE