Decon-CE fecha mais uma agência do BB por falta de alvarás

A agência do Banco do Brasil na Av. Bezerra de Menezes foi interditada, por determinação do Decon/Ministério Público do Estado e da Vigilância Sanitária do Município de Fortaleza, por falta, principalmente, de alvará de funcionamento. A agência não possui o certificado de conformidade emitido pelo Corpo de Bombeiros e está com o certificado do Registro Sanitário vencido.

Segundo o Decon, a agência já teria sido notificada no dia 11 de fevereiro sobre as irregularidades, após o prazo para a normalização, as exigências não foram atendidas, e por isso a agência foi interditada. De acordo com o órgão, assim que o Banco apresentar a documentação necessária o atendimento ao cliente poderá ser retomado.

A multa aplicada ao banco é 3.200 UFIRCEs (unidade fiscal de referência do Ceará), que em 2015 corresponde à relação de 1 ufirce para 3,339 reais. Ou seja, a multa, em reais, seria equivalente a R$ 10.684,80. Porém, o BB ainda pode recorrer da decisão, podendo reduzir ou anular a multa.

Essa é a segunda unidade do Banco do Brasil interditada este ano por conta de problemas com alvarás. Em março, a agência da Parangaba ficou fechada por dois dias pelos mesmos motivos. Essa situação já vem sendo denunciada há vários meses pelo Sindicato dos Bancários do Ceará (SEEB-CE) como mais um prejuízo causado pela centralização da PSO.

O diretor do Sindicato, José Eduardo Marinho, lembra que a renovação dos alvarás era feita todos os anos pelas próprias agências, mas foi centralizada pela Plataforma de Suporte Operacional, gerando atraso nesse procedimento junto à Prefeitura.

A direção do SEEB-CE compareceu à unidade para acompanhar os procedimentos a serem tomados com o fechamento da agência e orientar os funcionários. O presidente da entidade, Carlos Eduardo Bezerra e os diretores Bosco Mota, José Eduardo e Jannayna Lima conversaram com os bancários e constataram ainda problemas de manutenção referentes às condições de trabalho, como ar condicionado com defeito, entre outras demandas.

Fonte: SEEB-CE