Operação Fumacê faz controle da dengue no Carnaval

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), iniciou nesta semana a operação de pulverização espacial UBV pesado (fumacê). A ação acontecerá antes e depois do Carnaval para o controle do mosquito transmissor da dengue e da febre Chikungunya em 21 municípios.

Serão utilizados dez equipamentos Ultra-Baixo Volume (UBV) pesado acoplado em veículos e duas equipes de UBV portátil (costal motorizado) para cobrir um total de 7.739 quarteirões, sempre nos locais de maior fluxo de foliões. A Operação Fumacê acontecerá ate o dia 14 de fevereiro e, após o carnaval, de 23 a 28 do mesmo mês, percorrendo os mesmos 7.739 quarteirões.

Em Fortaleza serão cumpridos os itinerários em nove bairros: Praia do Futuro II, Cais do Porto, Jacarecanga, Mucuripe, Praia de Iracema, Praia do Futuro I, Meireles, Varjota e Vicente Pinzon. Na capital serão cobertos 1.240 quarteirões. A orientação aos moradores é para que abram às janelas durante a passagem do fumacê para que o inseticida possa agir e eliminar os mosquitos adultos.

Além de Fortaleza, a operação vai percorrer os municípios de Aquiraz, Pindoretama, Acacati, Itaiçaba, Icapuí, Fortim, Beberibe, Cascavel, Jijoca de Jericoacoara, Acaraú, Itarema, Cruz, Amontada, Itapipoca, Trairi, Paraipaba, Paracuru, São Gonçalo do Amarante, Caucaia e Camocim, com cobertura de fumacê nas sedes dos municípios e praias do Litoral Leste e Litoral Oeste.

Mais

O fumacê, nome popular para a Pulverização espacial UBV, é um procedimento que consiste na liberação via aérea de gases, que agem, por contato, atingindo os mosquitos adultos em voo. Cerca de 90% dos focos do Aedes aegypti, mosquito que transmite a dengue, são encontrados dentro de casa.

Boletim Epidemiológico

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado na última semana, foram confirmados este ano 116 casos de dengue em 22 municípios, com três casos de dengue com sinais de alarme nos municípios de Aracati (um caso) e Barbalha (dois). Além de Aracati, os municípios de Beberibe, Caucaia, São Gonçalo do Amarante e Fortaleza, que receberão a operação fumacê, confirmaram casos de dengue em 2015. Cascavel, Trairi e Amontada notificaram casos suspeitos da doença.

Com relação à febre Chikungunya, em todo o ano de 2014, o Ceará notificou 53 casos suspeitos, descartou 17 e seis foram confirmados, todos importados de pessoas que viajaram para países com transmissão da doença, República Dominicana, Suriname e Taiti, registrados nos municípios de Fortaleza (4 casos), Brejo Santo (1) e Aracoiaba (1). Os principais vetores da febre Chikungunya são os mesmos da dengue – os mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus – e os sintomas são muito parecidos, com febre, dores no corpo, dor de cabeça, vermelhidão no corpo, dores nas juntas (artralgia), náuseas e vômitos. A população brasileira é considerada vulnerável porque o vírus nunca circulou antes no país e ninguém tem imunidade.

Para evitar a transmissão dos vírus da dengue e da febre Chinkungunya, é fundamental que as pessoas reforcem as ações para a eliminação dos criadouros dos mosquitos. As medidas são as mesmas para o controle da dengue, ou seja, verificar se a caixa d’ água está bem fechada; não acumular vasilhames no quintal; verificar se as calhas não estão entupidas; e colocar areia nos pratos dos vasos de planta, entre outras iniciativas deste tipo.

Fonte: Governo do Estado