Presidente da Autoridade Palestina visita a Suécia
O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmud Abas, iniciou nesta segunda-feira (9) uma visita oficial a esta capital, onde dialogará com a ministra sueca de Relações Exteriores, Margot Wallstrom.
Publicado 10/02/2015 09:36

Wallstrom, cujo Parlamento aprovou em 30 de outubro passado uma resolução de reconhecimento do Estado Palestino, adiantou que discutirá com Abas a preparação de um processo de paz na região com maior vigor.
Em janeiro último, Wallstrom, eleita nesse cargo após a chegada ao poder da centro-esquerda no final de 2014, suspendeu sem data determinada uma visita prevista a Telavive, o que mostrou o esfriamento dos vínculos entre Israel e Suécia.
A visita de Abas coincide com as denúncias da ANP da construção por parte do governo sionista de novos assentamentos de colonos judeus próximos de Jerusalém oriental, a qual os palestinos buscam ser a capital de seu futuro estado.
Suécia foi o primeiro país europeu em reconhecer a Palestina, antes de que a Eurocâmara aprovasse um pronunciamento nesse sentido em 17 de dezembro passado.
Os legislativos do Reino Unido, França e Espanha também respaldaram o reconhecimento do Estado palestino, ainda que, diferente da Suécia, devem esperar pela aprovação dessa proposta por seus respectivos governos.
Fonte: Prensa Latina