Encontro Estadual de Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação Pública

CTB Pará - Cleber Rezende

A CTB/Pará – Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil realizou no último dia 07 de fevereiro de 2015 – sábado, na sede do SINDMAR/PA, em Belém, o 2º Encontro Estadual dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação Pública do Estado do Pará, de base da CTB.

O encontro reuniu mais de 60 (sessenta) lideranças sindicais da área educacional de diversos municípios e de todas as regiões paraenses. Ainda se fizeram presentes no evento a Prof.ª Ísis Tavares Neves, Secretária de Relações de Gênero da CNTE e Presidenta da CTB/AM, o Deputado Estadual Lélio Costa-PCdoB/PA, Sandra Batista, vereadora do PCdoB/Belém, o Presidente Estadual do PCdoB/PA Jorge Panzera, o bancário José Marcos de Lima – Marcão, presidente da CTB/PA, entre outras lideranças políticas e sindicais.

O encontro abordou três temas, sendo os dois primeiros: Análise de Conjuntura Política, apresentados por Sandra Batista, bancária e vereadora da capital e o José Marcos – Marcão, presidente da CTB/PA. Sendo seguidos da apresentação do tema: Política Educacional, exposto pela Prof.ª Ísis Tavares Neves, Secretária de Relações de Gênero da CNTE, Presidenta do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher do Amazonas e Presidenta da CTB/AM e do Prof. Dr. Ronaldo Lima, Pesquisador do CNPQ, Pedagogo, Doutor em Educação/UFMG e Professor na UFPA.

Após as exposições, realizaram-se os debates em plenária com a participação efetiva dos presentes, reafirmando a necessidade da organização da classe trabalhadora para enfrentar, em âmbito nacional, as últimas medidas restritivas de direitos, organizando as lutas em cada estado e participando da nona marcha nacional das Centrais, em Brasília, no final de fevereiro. E que no Pará, os trabalhadores em educação e seu Sindicato/SINTEPP necessitam intensificar e melhorar as ações no enfrentamento ao governo tucano de Simão Jatene/PSDB, que trata a educação na lógica do mercado, com a contratação de empresa ligada ao Itaú/Unibanco para a orientação e implementação do propagandeado “Pacto Pela Educação”.

O tema mais aguardado e debatido pelas lideranças sindicais da categoria foi “A CTB e as eleições do SINTEPP” (Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará, sindicato estadual da categoria). O tema teve como expositores o Prof. Thiago Barbosa, professor/SEDUC, especialista em educação e diretor da CTB/PA e Cleber Rezende, professor/SEMED, Advogado e Secretário Geral da CTB/PA.

Os expositores discorrem a respeito da história e atuação do SINTEPP, desde sua fundação no final da década dos anos 80, suas lutas e limitações atuas diante da necessidade de inovação e representação do conjunto da categoria, ou seja, de todos os mais de 100 mil trabalhadores e trabalhadoras em educação pública do Pará, nos 144 municípios, nas redes municipais e estadual de ensino público.

Discorrendo, ainda, em relação às forças políticas presentes na coordenação estadual da entidade e em suas bases, seus aspectos e concepções políticas, as representações e instâncias deliberativas, reforçando a importância de mudança na direção do Sindicato, colocando-o para relacionar mais amplamente na sociedade paraense, com o conjunto dos sindicatos de servidores público do Pará e as Centrais Sindicais, rumo a garantira e ampliação das conquistas e direitos almejados pela categoria. Sendo seguidos por um amplo debate em plenária.

Ao final do encontro, foram aprovados os encaminhamentos rumo à construção de uma ampla e competitiva chapa coordenada pela CTB/PA, para colocar o SINTEPP a disposição da categoria e de seus reais interesses de classe, objetivando a conquista mínima de 20% dos votos válidos à coordenação estadual do SINTEPP, considerando que a coordenação do Sindicato é de composição proporcional, com cláusula de barreiras em 10% dos votos válidos.

Ampliar o mapeamento e contatos com as lideranças da categoria para compor a chapa, bem como realizar os estudos da possibilidade de ampliação de votos da chapa CTBista; Continuar o debate com as forças de oposição da atual coordenação, rumo à possível montagem de um chapão oposicionista a força política majoritário, encastelada na coordenação estadual do SINTEPP desde a fundação da entidade, entre outras medidas.

A Prof.ª Ísis Tavares Neves (CNTE), ressaltou que “é com muita expectativa que saio deste encontro, confiante numa grande vitória da CTB na eleição desse sindicato”, tendo em vista “o entusiasmo dos participantes, o grau de unidade nas intervenções e linhas políticas traçadas na construção e vitória de nossa chapa”. Entendimento este que sintetiza o êxito na realização do 2º encontro de educação da CTB/PA rumo às eleições estaduais do Sindicato.